BLOG
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO DE TERCEIROS
Não é novidade que a terceirização vem crescendo no Brasil por conta das inúmeras vantagens neste modelo de contratação, mas muitas empresas também tem sofrido com o lado negativo da terceirização por não realizar uma gestão adequada dos terceiros. Com isso, optam por fazer a terceirização da Gestão de Terceiros e agora vamos falar um pouco como funciona.
A terceirização no Brasil
A terceirização, de maneira geral, pode ser conceituada como o processo de utilizar e contratar serviços de empresas e/ou funcionários terceiros para determinadas atividades ou funções da empresa contratante. Há um tempo atrás, essa determinação de trabalho era restrita a determinados tipos de empresa, porém, com a Lei da Terceirização nº 13.429/17 podemos perceber um maior movimento e adesão para esse tipo de regime contratual.
Dados do IGBE nos mostram que, em 2018, certa de 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados em grandes empresas e a expectativa era que esse número tivesse aumento significativo nos anos subsequentes. Ao longo do ano de 2018, as empresas interessadas em realizar terceirização de serviços tiveram que analisar as oportunidades internamente desta nova modalidade de contratação, a fim de mitigar os possíveis riscos trazidos por ela.
Qual a vantagem em realizar terceirização de serviços?
Existem diversas vantagens em se optar pela terceirização de serviços. A seguir, listamos algumas delas:
Redução de custos
A terceirização de serviços pode representar uma significativa redução de custos para as empresas. Isto acontece porque, ao delegar a prestação de certos serviços para uma empresa especializada, as organizações conseguem evitar o investimento em equipamentos e pessoal qualificado.
Aumento da eficiência
Outra vantagem da terceirização é o aumento da eficiência. Isto acontece porque, ao delegar serviços para uma empresa especializada, as organizações podem se concentrar em seu core business, ou seja, naquilo que realmente fazem de melhor.
Melhoria da qualidade
A terceirização também pode representar uma melhoria na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. Isto acontece porque as empresas especializadas em prestar certos serviços geralmente possuem um know-how maior e mais bem estruturado.
Flexibilidade
A terceirização também oferece maior flexibilidade para as empresas. Isto acontece porque as organizações podem contratar os serviços apenas quando precisam e por tempo determinado.
Foco no core business
A terceirização de serviços permite que as empresas se concentrem em seu core business. Isto acontece porque, ao delegar certos serviços para uma empresa especializada, as organizações podem se concentrar em sua atividade principal, ou seja, naquilo que realmente fazem de melhor.
Quais são os riscos da terceirização de serviços?
Além das vantagens é necessário pararmos para pensar também, nos riscos trazidos pela terceirização de serviços na empresa.
Os 4 principais riscos da terceirização são:
- Elevado volume de processos trabalhistas;
- Perdas financeiras;
- Elevado volume de acidentes de trabalho que podem levar a óbito;
- Falta de controle sobre os funcionários terceirizados.
A terceirização da Gestão de Terceiros
Com a grande busca da terceirização em nosso país e com os grandes riscos trazidos por ela, constatamos a importância de começarmos a desenvolver um efetivo controle na Gestão de Terceiros – serviço que vai orientar e fazer a gestão desse tipo de contratação.
Muitas empresas já realizam o controle dos riscos na terceirização com gestão interna, mas não alcançam bons resultados e os problemas desse regime de contratação, persistem. Surge então, por parte das empresas, a necessidade de ir a busca no mercado, de empresas que realizem o serviço de Gestão de Terceiros para ter um controle mais efetivo e seguro dessa contratação.
O que você precisa saber sobre a terceirização da Gestão de Terceiros?
- É preciso dispor de tempo para avaliar os dados e controlar seus terceiros junto a empresa de Gestão de Terceiros;
- A cultura da gestão de riscos precisa ser estabelecida pela contratante sempre mostrando a importância e objetivo do projeto;
- O fornecedor precisará de apoio da contratante durante o processo;
- A implantação do projeto de forma faseada pode acelerar a sua percepção de valor;
- Entender que o parceiro tem total influência no processo de Gestão de Terceiros.
Sobre a Bernhoeft
Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços com efetivo controle, sistemas específicos e relatórios detalhados com todos os dados necessários para você avaliar as suas contratadas. Somos uma empresa altamente capacitada e de grande referência no mercado para te ajudar na Gestão de Terceiros.