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5 ações para prevenção de acidentes de trabalho na sua empresa
Para termos uma ideia da importância da prevenção de acidentes de trabalho nas empresas, pesquisas do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), mostram que em 2021 o país registrou 2,5 mil óbitos e 517,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs). Isso equivale a 30% de acréscimo em relação ao ano anterior. Todos esses dados nos levantam aos seguintes alertas:
Como será que está a saúde laboral na sua empresa?
A sua empresa promove ações para a prevenção de acidentes do trabalho?
Neste blog, compartilharemos com você, 5 Ações para prevenir acidentes de trabalho na sua organização. Fique conosco até o final para conferir!
O que é a prevenção de acidentes no trabalho?
A prevenção de acidente de trabalho é um método que une estratégias que reduzirão os riscos e danos aos colaboradores de sua empresa. Com o objetivo de promover mais segurança ao ambiente de trabalho ela é baseada nas normas de Saúde e Segurança do trabalho.
O que é acidente de trabalho e quais os tipos?
De acordo com o art. 19 da Lei n° 8.213/91 Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. O acidente é dividido pela CLT em três tipo:
- Acidente de Trajeto: São acidentes que ocorrem durante o deslocamento do colaborador de sua residência até o local de trabalho ou vice-versa. Ex.: acidente no transporte público, ou até mesmo se o colaborador caminha até o local de trabalho.
- Acidente Atípico: É o acidente relacionado a doenças ocupacionais, devido a atividades que são exercidas de forma repetitiva ou por efeito de algum agente químico, físico, biológico ou radioativo, que não necessariamente está relacionada com a atividade exercida na organização.
- Acidente Típico: É o tipo de acidente que pode acontecer durante o horário de expediente, dentro ou fora (nas dependências) da empresa. EX.: uma queda, ou defeito em alguma máquina que causou ferimento no funcionário.
Estatística de Acidentes do Trabalho no Brasil
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre os anos de 2012 e 2021, houve o registro de 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e, como resultado, o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente. No período mencionado, os gastos previdenciários foram de mais de R$ 120 bilhões apenas com despesas acidentárias.
Uma grande parte desses acidentes foram causados pela operação de máquinas e equipamentos (15%). Em 2021, esse percentual se manteve elevado, em 16% do total. Como ocorrido em anos anteriores, acidentes ocupacionais envolvendo máquinas e equipamentos resultaram em amputações e outras lesões gravíssimas com uma frequência 15 vezes maior do que as demais causas, gerando três vezes mais acidentes fatais que a média geral.
Importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho
A prevenção no ambiente de trabalho é de extrema importância, pois pode ajudar a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, prevenir acidentes e doenças ocupacionais e aumentar a produtividade. Algumas das razões pelas quais a prevenção é importante no ambiente de trabalho são:
- Segurança dos trabalhadores: A prevenção pode ajudar a identificar e eliminar os riscos no ambiente de trabalho, tornando-o mais seguro para os trabalhadores.
- Redução de custos: A prevenção pode ajudar a reduzir os custos associados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como licenças médicas, indenizações, multas e danos à reputação da empresa.
- Produtividade: Um ambiente de trabalho seguro e saudável pode ajudar a aumentar a produtividade dos trabalhadores, reduzindo o absenteísmo, o presenteísmo e melhorando a moral.
- Conformidade com a legislação: A prevenção é importante para garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações de saúde e segurança ocupacional.
- Imagem da empresa: Uma empresa que valoriza a segurança e a saúde de seus trabalhadores pode melhorar sua imagem e reputação entre os clientes, fornecedores e comunidade.
Portanto, investir na prevenção no ambiente de trabalho pode ser uma estratégia inteligente para garantir a segurança e bem-estar dos trabalhadores, além de trazer benefícios para a empresa como um todo.
Qual o Papel da sua empresa na saúde e na segurança do trabalho?
As empresas empenham um papel fundamental na promoção da Saúde e Segurança dos seus colaboradores no ambiente de trabalho, afinal de contas é o local onde o colaborador passa boa parte de seu dia, devido isso a empresa deve promover para ele um local seguro que possibilite um bom desempenho de suas funções e que o assegure de que ele irá, ao fim de sua jornada, retornar para a sua casa.
A seguir relacionamos algumas ações que você pode realizar para promover a saúde e segurança do trabalho na sua empresa.
5 ações para prevenção de acidentes de trabalho na sua empresa
1. TENHA UM MAPEAMENTO DOS RISCOS
O primeiro passo é você ter um Mapeamento de Risco da sua empresa. Este mapeamento pode ser elaborado a partir de uma análise e investigação dos riscos que podem prejudicar a segurança e saúde de seus funcionários no local de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora N°5, o mapa de riscos deve ser montado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com orientação dada pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
2. SEJA ACESSÍVEL PARA DIALOGO
Uma boa prática é a realização do DDS (Diálogos Diários de Segurança), que é um recurso do SESMT para conscientizar a equipe sobre as melhores práticas de segurança. Os Diálogos Diários de Segurança podem ocorrer no início da jornada de trabalho, com tempo máximo de 15 min, onde serão debatidos os riscos que tem no ambiente de trabalho (podendo ser apresentados pontos levantados a parti do mapeamento de riscos que abordamos na primeira ação). Mas, não é somente esse assunto que pode ser abordado: temas relacionados à saúde, ao meio ambiente, ao emocional e às boas práticas também devem estar no roteiro desses bate-papos.
3.REALIZE CAPACITAÇÕES PERIÓDICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Principal objetivo dos equipamentos de proteção individual é oferecer a segurança e saúde aos trabalhadores durante a realização de suas atividades no ambiente de trabalho. Porém, não basta apenas que a empresa faça a entrega do EPI, os usuários também devem ser informados a maneira correta de utiliza-los, até porque se forem utilizados de forma errada e sem consciência podem causar ainda mais acidentes, e só você chegou até aqui, com certeza, não é isso que deseja.
4. MANTENHA OS FUNCIONÁRIOS ATUALIZADOS
É muito importante que os colaboradores estejam atualizados acerca das normas de segurança do trabalho, o ideal é que essas informações sejam passadas pela própria empresa através de Palestras, Treinamento, Workshops.
5. PROMOVA AÇÕES DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Visando a saúde e qualidade de vida dos funcionários da sua empresa, é de extremo valor você entender que está lidando com pessoas que podem em algum momento está sob estresse ou sofrendo de fraqueza, dores crônicas, ansiedade e cansaço, estando assim com altas possibilidades de se desconcentrar, se descuidar e sofrer um acidente. Listamos abaixo, algumas alternativas que sua empresa pode adotar que promoverão uma melhor qualidade de vida aos colaboradores:
- Ginástica laboral;
- Reeducação alimentar;
- Grupos de cuidados para doenças crônicas: diabetes, hipertensão e obesidade;
- Palestras de educação em saúde;
- Tenha espalhado pela empresa frases motivacionais que mostrem ao colaborador que a vida dele importa.
“No trabalho de segurança, o elo mais importante é, sem dúvida, o trabalhador. ”
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Autor(a): Victória Oliveira
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