Cálculos Estratégicos

Levantamento do Passivo: 5 indicadores para auxiliar a sua empresa na tomada de decisão

Publicado em:

Última atualização: 24 de julho de 2024.

Atualmente, os gestores de departamentos jurídicos têm como principal preocupação a gestão de seu contencioso. Entender a realidade dessa demanda é importante tanto para o êxito nas ações, como também para melhorar o gerenciamento de custos e de medidas que possam impactar o fluxo de caixa.  

Voltando um pouco ao início dos assuntos, vamos recapitular sobre passivo? Então, o passivo de uma empresa engloba todas as suas obrigações financeiras, incluindo dívidas, financiamentos, impostos a pagar, provisões para contingências e outras responsabilidades legais e contratuais. Sendo assim o levantamento do passivo consiste na identificação, quantificação e análise detalhada dessas obrigações, de forma que proporcione uma visão ampla e atualizada da situação financeira da organização.  

Esse processo de reunir, quantificar e etiquetar o passivo é feito por diversas razões, dentre elas e a mais conhecida, é guiar a tomada de decisão sobre investimentos, financiamentos e reestruturação de forma estratégica. Além dela podemos citar comprovação de conformidade legal e regulatória e gestão de riscos.   

Portanto, neste texto, falaremos sobre 5 alguns indicadores-chave que com certeza auxiliarão no processo de levantamento de passivo, são eles: verbas pedidas X condenadas, top 10 verbas, colaboradores próprios e terceirizados, região e centro de custos. 

Detalhamento sobre levantamento de passivo

O levantamento de um passivo é ideal para empresas que estejam com as informações desatualizadas ou fora do padrão atual. O primeiro passo é definir os parâmetros para o levantamento, ou seja, se pretende que os cálculos sejam feitos sem documentos e sem dedução de valores pagos em holerites o resultado será um passivo superavaliado. Se preferir a utilização de redutores sem monitoramento constante e reavaliações nos percentuais, pode gerar um passivo subavaliado.

E por último chegamos no cenário ideal: elaboração dos cálculos com os documentos juntados ao processo e utilização de parâmetros adequados com a realidade da empresa, para assim termos um passivo com valores assertivos.

A partir da definição dos parâmetros, o trabalho de levantamento de passivo pode ser iniciado. Nos projetos de levantamentos de passivo, o ideal é que sejam feitos os cálculos da inicial e da última decisão para que as dicas a seguir sejam apuradas da forma correta e com mais detalhes. Cabe acrescentar que hoje, apenas os cálculos não são suficientes para ter a visão gerencial do passivo. Abaixo listamos 5 indicadores para auxiliar a sua empresa na melhor tomada de decisão.

 

Comparativo de verbas pedidas versus as condenadas

Este indicador compara as verbas inicialmente reivindicadas contra a empresa com aquelas efetivamente condenadas. Ele é importante para avaliar a exposição real da empresa a passivos judiciais. Analisar essa diferença ajuda a identificar aonde o jurídico deve focar seus esforços, observar possíveis excessos nas reivindicações iniciais e planejar provisões financeiras mais precisas para futuras contingências.

 

TOP 10 verbas

A análise das dez principais verbas mais recorrentes em ações judiciais contra a empresa fornece insights sobre áreas críticas de risco financeiro. Essas verbas podem incluir, por exemplo, salários, horas extras, indenizações, multas contratuais, entre outras. Com esse indicador é possível avaliar qual o TOP 10 de verbas pedidas realmente se efetiva nas condenações Algumas vezes a verba mais pedida, não é a verba mais condenada.

A identificação dessas verbas é importante porque mostra padrões e tendências nos processos judiciais. Com ele é possível focar em políticas internas para mitigar riscos nas áreas mais vulneráveis, como também alocar recursos para resolver problemas recorrentes.

 

Colaboradores próprios e terceirizados

Outro indicador é separar os processos entre funcionários próprios e terceirizados. Em alguns casos podemos notar que para os funcionários próprios as verbas com maiores impactos continuam sendo as horas extras e periculosidade, porém, quando trocamos para terceirizados as verbas rescisórias começam a chamar atenção e isso demandaria uma nova ação interna para acompanhamento mais próximo das empresas terceirizadas. Inclusive, aqui seria possível incluir um novo filtro, sendo possível verificar o relatório completo por empresa terceirizada.

 

Região (estado, cidade ou unidade)

Analisar os passivos por região geográfica, seja por estado, cidade ou unidade específica da empresa, fornece uma visão detalhada sobre onde os riscos financeiros são mais elevados. Este indicador é útil para entender quais são as regiões com maior incidência de processos judiciais, para conseguir desenvolver políticas regionais para mitigação de riscos e alocar recursos jurídicos e financeiros para áreas de maior atenção.

 

Centro de custos

Nesse indicador temos a possibilidade de ir ao detalhe, uma vez que dentro de um estado, cidade ou unidade a empresa tem vários centros de custos. Com ele é possível identificar quais departamentos ou unidades possuem os maiores passivos, conseguimos controlar e otimizar gastos relacionados a processos, além de implementar medidas de correção para reduzir esse passivo. 

 

Qual o melhor momento de realizar o levantamento de passivo?

Ter uma visão macro das obrigações financeiras é bem importante para direcionar esforços, estratégia e financeiro para o campo certo. É costumeiro solicitar um levantamento de passivo antes de auditorias, em processos de fusão e aquisição, antes de reestruturações, em uma crise financeira e o mais comum, em um planejamento orçamentário anual.

Nossa dica, como consultoria especializada que presta esse serviço há tantos anos, é: não deixa para o final do ano. É nesse momento que todas as empresas estão em fase de planejamento, alguns colaboradores entram de férias e tudo pode se tornar muito moroso. Solicitar essa revisão com antecedência dá espaço para um planejamento mais centrado e cauteloso.

 

Levantamento do passivo e outros indicadores

Concluímos que ao levantar um passivo, além da padronização, agilidade e assertividade, é necessário analisar o resultado final, ou seja, você pode contratar alguém para fazer os cálculos, mas é necessário trazer a visão gerencial da sua base.

Com indicadores como: Pedidos x Condenadas ao detalhe, TOP 10 pedidas e condenadas, Colaborador próprio x terceirizado, Localidade, Centro de custos, a empresa conseguirá identificar o problema raiz e tratar internamente para reduzir o passivo e melhorar a atuação nos processos.

Existem vários outros tipos de indicadores que podem trazer ao detalhe a base de processos (comarca, vara, juiz, advogado de reclamante, escritório terceiro, entre outros) quanto mais ao detalhe a empresa conseguir extrair as informações, melhor será a atuação final.

Não deixe de acompanhar o nosso blog e fique por dentro das novidades referentes a nossa área de Cálculos Judiciais.

 

Se quiser saber mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio é só preencher o formulário abaixo que nossos consultores entrarão em contato: