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Gestão de Terceiros: como impulsionar resultados com estratégia
A gestão de terceiros impulsiona resultados quando está alinhada a uma visão estratégica. Afinal, ter todos os dados em mãos requer uma visão analítica e cuidadosa para realizar uma boa gestão.
“Quando a Gestão de Terceiros é baseada em suposições, ela não impulsiona resultados para a organização, pois não está sendo estratégica”, diz Almir Rocha, sócio da Bernhoeft e palestrante do 1º Congresso de Gestão de Terceiros.
Ter uma visão estratégica significa aplicar assertivamente os recursos disponíveis, como informações, pessoas, sistemas e processos, visando alcançar objetivos específicos.
Dito isso, você considera que a sua empresa está realizando uma boa gestão estratégica de terceiros? Precisa de ajuda para entender como começar? Leia esse blog até o final e descubra os 6 pilares que vão te ajudar a mudar essa realidade na sua organização. Vamos lá!
Avaliação do gerenciamento de recursos na gestão de terceiros
Como gestor de terceiros, é importante questionar se os recursos disponíveis na empresa estão sendo utilizados da melhor maneira possível para atingir os objetivos na gestão de terceiros. Para isso, é essencial se perguntar:
Os objetivos da gestão de terceiros estão claros? O que a sua organização espera e quer alcançar? Quais recursos podemos utilizar para alcançar nossos objetivos com a gestão de terceiros?
Avaliar se o orçamento é adequado, se os profissionais envolvidos no projeto estão aptos e analisar se o sistema utilizado está no padrão desejado são formas de mitigar possíveis erros e identificar melhorias que podem ser implementadas.
Como gestor, também é importante questionar se a forma como a empresa se comunica com os fornecedores está sendo assertiva. Ao realizar essas análises, sua equipe pode trabalhar com uma visão compartilhada, o que contribui para alcançar os objetivos e agregar mais valor aos processos.
Agora que você já entendeu a importância de gerenciar bem os recursos, vamos ao próximo ponto: entender os seis pilares para alcançar uma GRT (Gestão de Relacionamento com Terceiros) estratégica.
Seis pilares para alcançar uma gestão de terceiros estratégica:
- Foco nos resultados para o cliente
Foco no resultado para o cliente é fazer com que as expectativas do cliente sejam traduzidas em planos, metas ou objetivos mensuráveis. Para isso, converse com seu cliente para estabelecer uma base sólida e obter clareza na busca por resultados. Compreenda as suas necessidades e alinhe a intenção aos objetivos e, posteriormente, aos resultados. Uma ferramenta que você pode utilizar para fazer esse diagnóstico inicial é utilizando o mapa da empatia. Com o diagnóstico do que o cliente espera em mãos, traduza essas expectativas em um plano de ação. Uma metodologia útil para essa abordagem é a OKR (Objetivos e Resultados-Chave).
- Compreensão do ambiente
Qual o conhecimento que você e sua organização tem do contexto que envolve a terceirização e gestão de fornecedores? Observar a postura da empresa em relação ao ambiente é crucial. A habilidade de interagir com o que acontece ao redor trará mais resultados, exercitando a capacidade que ela possui de adaptação às mudanças. Uma metodologia para compreender o ambiente é através da matriz de SWOT, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Propósito claro
O propósito da sua gestão de terceiros está claro em toda a organização? Ter um propósito claro e difundido possibilita estabelecer metas e identificar oportunidades. Alguns focos que podem inspirar na definição do propósito da gestão de terceiros incluem:
- Melhorar ou manter a reputação
- Reduzir o desembolso de processos terceirizados
- Garantir a saúde e segurança dos trabalhadores
- Possuir uma cadeia de suprimentos idônea
- Atender aos padrões do mercado, entre outros.
- Uso de dados como direcionador
Os dados precisam atuar na gestão de terceiros como direcionadores. Os dados são indispensáveis para medir o progresso do projeto e devem ser acompanhados por métricas relevantes. Ao contextualizar as informações, elas se tornam indicadores. O gestor desempenha um papel importante ao identificar os indicadores-chave que retratam com precisão a eficácia da gestão de terceiros.
- Papéis e responsabilidades claros
A adoção de uma “Matriz de responsabilidade” ajuda a determinar quem é responsável por cada processo, equilibrando o trabalho entre as equipes.
- Flexibilidade e melhoria
A gestão de terceiros é dinâmica, com isso sempre está em aprimoramento e melhoria. Para garantir flexibilidade nos processos, o gestor pode aplicar o PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir).
Esses pilares foram reunidos como uma forma de desenvolver a visão estratégica necessária para uma Gestão de Terceiros mais assertiva. Desta maneia é possível atingir seus objetivos garantindo que todos envolvidos possuem a mesma missão e visão no projeto.
Como a Bernhoeft pode ajudar?
Pioneiros na gestão de terceiros, desde de 2003 ajudamos os nossos clientes a realizarem uma gestão estratégica de terceiros através da nossa consultoria, fornecendo relatórios de conformidade fruto de uma análise minuciosa nos documentos trabalhistas, previdenciários e de saúde e segurança do trabalho. O nosso time de especialistas está pronto para te ajudar a alavancar os seus resultados. Quer conhecer um pouco mais dos nossos serviços? Clique aqui e entre em contato. Estamos ansiosos para te ajudar!