BLOG
Gestão de Riscos Ambientais: por que contratar fornecedores sustentáveis?
Atualizado em: 18 de abril de 2024
︾
Empresas comprometidas com a sustentabilidade são empresas com menor risco de investimento e é isso que o mercado busca. A importância de contratar fornecedores sustentáveis na gestão de terceiros reside na crescente preocupação com a sustentabilidade e o objetivo de seguir as diretrizes ESG (do inglês Environmental, Social e Governance). Portanto, Buscar uma cadeia alinhada com essas práticas reforça seu compromisso com o crescimento sustentável e isso é importante dentro do contexto global.
Sobre Gestão de Riscos Ambientais
A sustentabilidade tem se tornado um tema muito recorrente como um aspecto que não pode mais ser negligenciado pelos negócios, até mesmo por causa da própria cobrança do consumidor e mercado. Assim, as empresas que apostam na sustentabilidade mantêm sua competitividade perante o mercado, enquanto as que evitam levar essa mentalidade a diante podem sofrer prejuízos financeiros relevantes.
Em uma empresa sustentável é possível identificar a correlação da sua atividade econômica com a sua responsabilidade socioambiental diante da sua produção, processos e métodos. Essa sustentabilidade é também aplicada na forma que os fornecedores tratam os seus colaboradores e a forma de trabalho que é aplicada dentro da empresa.
O que é necessário para a identificação de fornecedores sustentáveis?
Para avaliar a sustentabilidade de um fornecedor é necessário verificar diversos aspectos, como, por exemplo: a regularização de licenças e certificações da empresa, ou seja, garantir que as empresas executam as suas operações sem causar grandes impactos negativos ao meio ambiente, cumprindo todos os requisitos definidos pelo órgão certificador.
Outro item importante, é a análise de processos sustentáveis que podem ser aplicados pelas empresas como na gestão de resíduos, no uso adequado dos recursos naturais, na produção de campanhas de conscientização, na utilização de materiais recicláveis e também na reputação dos fornecedores com seus colaboradores e como se da essa relação entre a empresa e seus funcionários.
A identificação do atendimento desses requisitos pode ser feita através de um “selo verde” que se refere a certificação ISO 14001 atestado pela International Organization for Standardization (ISO), a qual padroniza as práticas necessárias para uma sustentabilidade empresarial.
A empresa ao possuir a regularização de licenças, certificações e processos sustentáveis demonstra que faz parte de sua lista de prioridades contribuir para a saúde do planeta. Além de que essa prática pode trazer inúmeras vantagens para a sua organização, pois, ela pode ser reconhecida pela excelência das suas operações, atuando de forma correta, sempre considerando a proteção do ecossistema.
Por que contratar fornecedores sustentáveis?
A decisão de contratar fornecedores sustentáveis incentiva as organizações em geral a investirem em ações sustentáveis como a incorporação de especialistas deste ramo na empresa, regularização licenças, certificações e processos, além de promover mudança cultural e comportamental nos colabores. Gerando assim, maior colaboração e conscientização para um futuro socioambiental mais inclusivo e eficiente.
Além disso, o termo ESG (Environmental, Social e Governance) vem recebendo cada vez mais espaço no mundo corporativo. Pois, os investidores e consumidores estão valorizando as empresas que têm compromisso com as questões ambientais, sociais e de governança, não apenas índices financeiros. De acordo com dados da Global Sustainable Investment Alliance, os investimentos responsáveis representavam 36% dos ativos totais geridos do mundo em 2019, representando cerca de U$31 trilhões.
Assim, este tema está cada vez mais presente no mercado financeiro, cujos investidores buscam encaminhar seu capital para empresas maior responsabilidade e comprometimento com a sociedade e a natureza, pois, a empresa que tem compromissos sérios com uma agenda ESG, acaba sendo traduzido em um investimento de menor risco. O investidor que procura segurança, olharia para os dados de ESG da empresa de forma mais minuciosa com o objetivo proteger seu investimento, evitando “sustos” em seu patrimônio.
É importante também destacar que ao contratar um fornecedor, a empresa deve entender que se tornam responsáveis por seus fornecedores, ou seja, qualquer atitude imprópria dos prestadores de serviço pode ocasionar danos na reputação do estabelecimento. Dessa forma, é importante que ao realizar a seleção, a empresa estabeleça critérios de qualidade exigidos, como, por exemplo, a prática sustentável, motivando assim, uma cadeia sustentável dentro da sua empresa.
Ao buscar por uma cadeia sustentável as corporações evitam também a perda de competitividade, conforme indica uma pesquisa feita pela Opinion Box, que identificou que o segundo maior motivo que faz com que as pessoas não queiram comprar ou contratar uma empresa (50% dos entrevistados), é o fato da empresa ser conhecida por poluir o meio ambiente. Logo, possuir um processo sustentável é de extrema importância para se manter no mercado.
Dessa forma, realizar a contratação de fornecedores sustentáveis proporciona para a organização possuir um perfil socioambiental responsável, contribuindo para aprimorar a imagem da empresa por meio de métodos eficaz e parcerias saudáveis, além de colaborar a construir um planeta melhor, exercendo as suas atividades sem comprometer a saúde da natureza.
O que é gestão de riscos ambientais?
Riscos ambientais são todos os potenciais impactos que uma atividade empresarial pode causar ao meio ambiente. A gestão desses riscos é a avaliação, incidência, controle e estratégias desenvolvidas para mitigar a probabilidade desses riscos virem à tona.
O processo de monitoramento é alinhado as melhores práticas e regulamentações ambientais e deve ser contínuo, é essa preocupação que pode salvar a empresa de grandes desastres. Nesse ponto do texto, é interessante você saber que existem alguns tipos de riscos ambientais e determinados segmentos estão mais associados a cada um deles, por exemplo:
▸ Poluição do ar: indústrias químicas, refinarias de petróleo, fábricas de produtos químicos, usinas de energia;
▸ Poluição da água: indústrias com descarga de efluentes líquidos, como indústrias químicas, têxteis, de papel e celulose, siderúrgicas, mineradoras;
▸ Poluição do solo: indústrias metalúrgicas, de mineração, de refinarias, de fabricação de produtos químicos e de descarte de resíduos perigosos.
▸ Desmatamento e degradação florestal: construção civil, agronegócio e mineração.
Sobre a Bernhoeft
A Bernhoeft atua na análise de risco ambiental de possíveis fornecedores, apoiando na seleção de documentos para a realização desta averiguação, realizando a verificação de documentos enviados pelos fornecedores por especialistas capacitados, disponibilizando atendimento dedicado a cliente e fornecedor. Assim, contribuindo para que a organização possua um perfil socioambiental responsável, contribuindo para aprimorar a imagem da empresa por meio de métodos eficazes e parcerias saudáveis, além de colaborar a construir um planeta melhor, exercendo as suas atividades sem comprometer a saúde da natureza.
Autor(a): Angélica Alves