Gestão de Terceiros

Você tem dependência de fornecedor?

Publicado em:

O que é dependência de fornecedor?

A dependência do fornecedor ocorre quando você tem um fornecedor exclusivo e que não consegue substituí-lo com facilidade, gerando uma situação desconfortável.

Algumas situações que podem te fazer ter essa dependência:

dependência de fornecedor

  • Necessidade de um produto ou serviço muito específico;
  • Necessidade de mão de obra especializada;
  • Demanda em locais mais afastados;
  • Não conhecer o mercado.

Não importa por qual motivo seja, a dependência de fornecedor é algo que precisa ser evitado. É preciso acompanhar os fornecedores de perto e esses fornecedores exclusivos deve ter uma atenção ainda maior.

Todo fornecedor representa um risco para a contratante e precisam ser monitorados periodicamente, mas fornecedores exclusivos o risco é maior por causa da dependência por parte da contratante com esse fornecedor. Se esse fornecedor falir, a sua operação é afetada diretamente e por isso a necessidade de um controle mais assertivo e preventivo sobre eles.

 

Tenha um bom relacionamento com esse fornecedor

Um ponto importante é ter uma boa comunicação e relacionamento com esse fornecedor, tratar como parceiro e fazer o mesmo te enxergar também como parceiro.

Se você cobra muito do fornecedor e ele não faz, você vai tendo cada dia mais riscos acumulados. Mostre ao fornecedor a importância e urgência do processo, se é um cliente seu que está solicitando algo, o propósito de controlar aquele risco que vem sendo monitorado.

 

Aplique feedbacks transparentes com os seus fornecedores

Qualquer relação seja pessoal ou profissional, precisa de feedbacks. Os feedbacks são importantes para o desenvolvimento conforme aquilo que se é esperado.

Com o fornecedor não é diferente, ele precisa entender o que está dando certo ou errado para melhoria. Então periodicamente é fundamental que o fornecedor receba esse feedback para entender como está a situação dele e o que é preciso melhorar.

Pode-se trabalhar o conceito de IDF (Índice de desempenho do fornecedor), pois assim, você avalia o fornecedor em cima de vários critérios e atribui uma nota para ele e de maneira objetiva ele saber onde precisa atuar para alcançar uma melhor nota.

 

Faça uma análise e veja se vale apena continuar

“Coloque tudo na balança” e veja até que ponto vale apena você assumir o risco diante desse fornecedor exclusivo. Em vários momentos se mantém o equilíbrio, mas as vezes o risco desse fornecedor sobe tanto que você não pode mais manter esse relacionamento e alguma ação mais direta precisa ser tomada da sua parte.

 

Desenvolva fornecedores que prestam o mesmo tipo de serviço

Trabalhe de forma estratégica, se você tem tanta dependência de um fornecedor, vá atrás de desenvolver outros fornecedores para não ter essa dependência e sofrer as consequências no futuro, servirá como um plano B caso algo dê errado.

Você pode querer saber 10 dicas sobre como capacitar os fornecedores remotamente.

 

Sobre a Bernhoeft

Aqui a sua segurança é o nosso Core Business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.