BLOG
Arquivos Digitais – Como a utilização desta ferramenta pode otimizar a operação?
O mundo empresarial está imerso em uma grande quantidade de exigências legais e, na maioria das vezes, o cumprimento dessas deve ser demonstrado mediante apresentação de documentos comprobatórios.
De fato, não há como refutar o fato da maior confiabilidade obtida com a manutenção de documentações, visto que, são de grande valor em litígios judiciais seja em qualquer âmbito.
No entanto, apesar da notória importância da gestão de documentos, é preciso atentar para um fator que tem feito muitas empresas enfrentarem problemas em relação ao controle de documentos: a utilização de papeis e de arquivos escaneados em vez de aproveitar os arquivos digitais que são gerados pelos próprios sistemas internos.
Afinal de contas, para que ter o trabalho de imprimir e depois digitalizar os documentos para envio?
A seguir apresentamos alguns aspectos a serem considerados pela organização, visando o aprimoramento da gestão de documentos:
1) Redução de custo:
A partir do aproveitamento dos arquivos gerados pelos próprios sistemas utilizados pela organização, é possível reduzir diretamente custo ligados a, por exemplo, consumo de papel, tinta da impressora, depreciação por utilização do scanner, mão de obra para operar a máquina, entre outros indiretos;
2) Redução de tempo:
Aquele tempo que era demandado para escanear documentos não será mais necessário e poderá ser alocado para a realização de uma atividade mais estratégica;
3) Redução arquivos físicos:
Utilizando-se arquivos digitais extraídos dos sistemas é possível reduzir o tamanho dos antigos arquivos físicos temporários e mortos, economizando em espaço e manutenção;
4) Maior segurança:
Arquivos físicos estão sujeitos à deterioração natural, além de estarem mais vulneráveis a extravios e perda em caso de situações atípicas como incêndios, alagamentos, desmoronamentos, entre outros. Já os arquivos digitais podem ser armazenados na “nuvem”, sendo, assim, mais seguros por estarem menos vulneráveis a estas ocorrências e ainda podem ser copiados em diversos locais;
5) Maior qualidade:
Arquivos retirados dos sistemas têm imagem gerada de forma digital e, por isso, possuem maior nível de qualidade e não estão sujeitos a erros de escaneamento que podem resultar em ilegibilidade e perda de conteúdo;
6) Melhor aproveitamento:
Os arquivos gerados digitalmente ocupam menos espaço para armazenamento, o que facilita seu arquivamento e envio. Além disso, permitem que seus dados possam ser trabalhados por uma infinidade de softwares que facilitam a sua localização, consulta de informações, exportação para outros formatos e aplicativos.
Principais documentos trabalhistas e previdenciários que são gerados pelos próprios sistemas e que podem representar um grande ganho para a empresa, caso a mesma se utilize deles, em detrimento ao escaneamento:
- SEFIP/GEFIP: arquivo emitido pelo aplicativo da Receita Federal;
- Folha de Pagamento: arquivo emitido pelo próprio sistema de gestão de pessoal – Folha;
- Cartão de ponto: arquivo emitido pelo próprio sistema de gestão de pessoal – Ponto;
- Comprovante de pagamento: arquivo emitido pelo site da instituição bancária;
- Relações de beneficiários de Planos de saúde e odonto, Vales alimentação e transporte, seguro de vida, cesta básica, entre outros: arquivos emitidos pelas operadoras desses benefícios;
É necessário destacar que, ao avaliar a mudança de fornecedores de softwares ou de operadoras de benefícios, deve ser levado em conta a possibilidade de emissão de documentos digitais que permitam a pesquisa rápida de conteúdo.
Por fim, fica claro que a utilização de documentações digitais se apresenta como a maneira mais eficiente e econômica de gestão de documentos.
Essa eficiência é evidente principalmente pela necessidade de comprovar a realização das obrigações legais a tomadores, órgãos fiscalizadores do governo e Justiça.
Leia também em nosso blog Por quanto tempo você deve guardar os documentos da sua empresa e Alvará de Funcionamento, por que é tão importante ter um.