Gestão de Terceiros

Como o fornecedor com um bom desempenho é visto pelo tomador?

Publicado em:

Saiba como o fornecedor com um bom desempenho é visto pelo tomador.

O processo de gestão de riscos com terceiros além de cumprir o seu objetivo principal, identificando as situações que podem gerar passivos para a empresa contratante e atuando junto a terceirizada para a regularização, é responsável por gerar informações gerenciais para apoiar decisões do tomador dos serviços.

Essas informações vão desde a quantidade de trabalhadores terceirizados até o valor estimado do risco que um determinado fornecedor representa para o negócio da empresa que a contratou.

A partir do respaldo da auditoria e contando com uma gama de informações relativas às suas terceirizadas, a contratante pode facilmente identificar a performance de cada prestadora de serviço, visualizando vários indicadores da gestão de riscos, para a partir desses avaliar onde deve atuar.

A intenção essencial dessa análise é atuar da maneira mais ágil possível para evitar reclamações trabalhistas e, principalmente, desembolso. Contudo pelas observações dos dados da GRT fica nítido aqueles fornecedores que de fato estão aderentes aos padrões requeridos pela gestão de terceiros.

 

O fornecedor com um bom desempenho

Entre os vários indicadores gerados pela monitoria dos fornecedores serão destacados a seguir os mais relevantes na visão do tomador de serviço:

 

Envio de documentos

Fornecedor com um bom desempenhoNesse indicador é levado em consideração se o fornecedor têm apresentado para análise a relação de documentos exigidos pela gestão de terceiros, ou seja, são pontuados positivamente aquelas empresas que apresentam integralmente essa documentação ou se porventura não apresentar, justificam a não entrega da documentação, possibilitando assim o monitoramento.

 

Índice de conformidade

Fornecedor com um bom desempenho

Esse indicador mensura o grau de adequação do fornecedor em relação aos requisitos exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária e tributária.

Aqui são geradas informações que possibilitam valorar o risco que cada uma das empresas contratas representam para a empresa tomadora, assim muito embora dois fornecedores apresentem um percentual de conformidade de 90% é possível avaliar em qual dos dois 10% de não conformidade significa, na prática, maior probabilidade de passivos.

 

Assertividade

Fornecedor com um bom desempenho

Por meio desse indicador é possível realizar uma análise considerando a junção dos dois primeiros itens, ou seja, por meio dessa avaliação é verificado o desempenho da contratada envio de documentos x aprovação de documentos.

A partir dessa avaliação é possível verificar o quanto assertivo o fornecedor com um bom desempenho é, sendo mais bem avaliado aquele fornecedor que possui números menores de envio de documentos para que consiga chegar na regularização de não conformidades.

 

Cumprimento de prazos

Fornecedor com um bom desempenho

Nesse item é avaliado se o fornecedor cumpre pontualmente a agenda mensal de quitação dos direitos trabalhistas, bem como quitação de guias de recolhimentos de encargos e tributos. Assim aqueles fornecedores que cumprem sem atrasos suas obrigações recebem o destaque.

 

Demandas trabalhistas

Fornecedor com um bom desempenhopare

É reportado para o tomador ainda dados relativos a litígios trabalhistas que envolvem as contratadas, sendo avaliado o volume das reclamações e os motivos que geram esses processos, inclusive é verificado também se existem casos onde essas demandas envolvem o próprio tomador.

 

Ranking

Fornecedor com um bom desempenho

Por fim, a partir desses é possível gerar um ranking que permite a rápida visualização do desempenho dos fornecedores, facilitando a identificação das empresas destaque positivo e negativo.

As informações que são disponibilizadas aos gestores de contrato os apoiam no momento em que é preciso autorizar o pagamento das faturas emitidas pela prestadora de serviço, no momento em que é necessário tomar ações para advertir sobre situações já reportadas à contratada, mas que não foram tratadas e no momento em que é preciso renovar o contrato.

As empresas que procuram cumprir suas obrigações trabalhistas e buscam se integrar no monitoramento da GRT são naturalmente vistas pelo tomador como empresas aprovadas pela Bernhoeft, gerando ganhos como renovação de contrato, aumento de escopo, convites para novas concorrências e, principalmente, redução de riscos financeiros, trabalhistas e previdenciários.

 

Fale conosco: reforma trabalhista