BLOG
Otimizar a gestão de terceiros – 5 dicas para melhorar os resultados
Confira 5 dicas para Otimizar a gestão de terceiros de sua empresa e saiba mais sobre processos que podem ser implantados para obtenção de melhores resultados.
Gestão de Terceiros não abrange apenas aspectos técnicos e operacionais do negócio mas os fatores relacionados ao desempenho do fornecedor em atendimento às exigências de leis trabalhistas e previdenciárias. Com as dicas abaixo para Otimizar a gestão de terceiros, esse acompanhamento deve ser eficiente no sentido de minimizar os riscos evitando o desperdício de esforços e recursos empresariais com possíveis passivos trabalhistas.
Existem alguns processos que podem ser facilmente implantados para que a empresa atinja seus objetivos na redução de riscos através do seu sistema de gestão de terceiros, que são uma compilação de regras operacionais e apresentação dos documentos obrigatórios.
Otimizar a gestão de terceiros
Confira a seguir:
1. Estabelecer uma matriz de risco:
Esta ferramenta consiste em classificar os fornecedores de acordo com o tipo de risco que apresentam. A partir dessa classificação é possível planejar as ações a serem tomadas em relação aos riscos de maior impacto e incidência.
2. Gestão Eletrônica de Documentos:
É fundamental que o processo de gerenciamento de documentos seja eletrônico, através de um sistema que facilite o recebimento, a transmissão, a análise e o armazenamento das informações.
“A maior dificuldade não está em receber os documentos, mas em resgatá-los quando for preciso.”
Com um sistema de gestão de terceiros específico, toda a documentação necessária estará à disposição para consultas de maneira simples e organizada.
3. Auditoria in Loco:
A auditoria presencial (no local de trabalho) onde estão alocados os prestadores de serviços, é a forma mais eficiente para a gestão.
Os principais riscos são identificados no local onde estão sendo executados os trabalhos. Sejam eles, riscos ligados às instalações da terceirizada ou da obra, a não utilização de equipamentos de proteção individual de segurança, ao não cumprimento dos horários de repouso obrigatório, à falta de qualificação do profissional para a realização dos serviços e etc.
4. Levantamento de processos trabalhistas:
Devem ser levantadas possíveis ações trabalhistas envolvendo a empresa prestadora de serviços terceirizada e considerados seus passivos trabalhistas. A avaliação das principais causas de processos judiciais trabalhistas auxilia no direcionamento de ações para evitar novas demandas e conhecer o histórico dos terceirizados.
5. Estabelecer um comitê da para a gestão de terceiros:
Assim como todos os setores da empresa precisam interagir entre si, a comunicação entre as áreas envolvidas com a terceirização também deve acontecer, pois ela representa uma poderosa arma contra potenciais riscos.
Com essas dicas, já é possível evitar futuras ações trabalhistas, previdenciárias e autuações legais bem como a redução de custo com pagamentos em duplicidade, retrabalho, redução de riscos com a imagem institucional e estar aderente às práticas estabelecidas pelo Projeto de Lei nº 4.330/04 que regula esse tipo de relação comercial.
Saiba mais sobre a Gestão de Terceiros no nosso blog.: Treinamentos antes da contratação: um risco trabalhista, A importância do monitoramento dos subcontratos das terceirizadas e A importância do combate às Fraudes nas cooperativas de trabalho na terceirização