BPO

Desafios e dores do RH

Publicado em:

Ao longo desse texto você vai entender que os principais desafios e dores do RH não estão concentrados nas atividades burocráticas, mas sim na experiência do colaborador. Isso se dá pela dificuldade em equilibrar todos os pratos: objetivos da organização com a satisfação do funcionário. O RH tradicional se vê imerso à diversas atribuições que exigem muito, são atividades burocráticas e estratégicas como gestão da folha de pagamento, gestão de benefícios e outros pontos que poderiam ser rapidamente terceirizados.  

Em recente pesquisa, a Onze Fintech, entrevistou cerca de 3 mil profissionais que atuam, em sua maioria, há mais de 4 anos no setor. Para esse público, os principais desafios são melhorar os salários e o pacote de benefícios, reduzir a taxa de turnover reter os talentos e lidar com um clima e cultura organizacional engessados.   

Falta de comprometimento da alta gestão com as ações promovidas pelo RH, selecionar e recrutar os talentos, falta de verba para a área de RH e a gestão de desempenho dos times também tiveram números expressivos nessa pesquisa.   

Se avaliarmos, melhorar os salários e os benefícios e reduzir a taxa de turnover tem uma ligação direta. Quando se tem remunerações competitivas, é mais fácil reter os talentos. Mas como conseguir encerrar o ciclo vicioso se 44% dos profissionais afirmam que aprovar a implementação ou substituição de benefícios corporativos é um desafio em sua organização?  

Em recente pesquisa feita pelo instituto Robert Half, o Brasil tem a maior taxa de turnover do mundo, com 56% de aumento. Ficando na frente de países como Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%). As principais causas dessa alta taxa continuam sendo nossas velhas conhecidas: baixa qualidade do clima organizacional, falta de alinhamento de expectativas, de reconhecimento e de um plano de carreira.  

ara fazer uma conexão com o que falamos até agora, segundo o relatório The HR Playbook, publicado pela Paycor, as empresas que oferecem um bom pacote de benefícios conseguem reduzir o turnover em até 138%. Não é um número pelo qual vale a pena buscar?  

É claro que as dificuldades sentidas pelas equipes de RH não param por aqui. A sobrecarga de trabalho com tarefas operacionais, como dito no comecinho desse texto, impede que os profissionais de RH dediquem tempo suficiente para desenvolver e implementar novos projetos estratégicos. Essa falta de tempo compromete a capacidade da área e reflete diretamente nos pontos que falamos até aqui.   

O RH precisa se posicionar como parceiro estratégico do negócio, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais. No entanto, a falta de tempo e de recursos muitas vezes impede que esses profissionais se dediquem a ações estratégicas que visam melhorar o engajamento e a retenção de talentos.  

Para superar esses desafios, os gestores de RH precisam buscar soluções inovadoras e eficientes, como a automatização de processos, a adoção de novas tecnologias e, por que não, a terceirização das suas atividades burocráticas? 

Profissionais de RH se sentem mais ansiosos  

Segundo a pesquisa da Flash People, 8 em cada 10 profissionais de RH se sentem sobrecarregados e 65% já enfrentaram questões relacionadas à saúde mental no último ano. É um número bastante expressivo.   

A saúde mental dos profissionais de RH tem sido um tema cada vez mais relevante nas discussões sobre o bem-estar no trabalho. A sobrecarga de tarefas, a pressão por resultados e a necessidade de acompanhar as constantes mudanças no cenário organizacional têm sido relevantes para aumento significativo dos níveis de estresse e ansiedade nesses profissionais.   

Essa sobrecarga impacta diretamente na qualidade de vida e no desempenho dos profissionais, além de gerar um ambiente de trabalho mais tenso e menos produtivo. Nesse contexto, a terceirização de processos pode ser uma estratégia eficaz para aliviar o estresse dos profissionais de RH e permitir que se concentrem em atividades de maior valor agregado, como o desenvolvimento de pessoas e a construção de uma cultura organizacional mais enraizada. 

Ao delegar tarefas operacionais, como a gestão da folha de pagamento e a administração de benefícios, para empresas especializadas, o RH interno ganha mais tempo e autonomia para desenvolver projetos estratégicos e melhorar a experiência dos colaboradores. 

Melhorar essa experiência, fazer com que os funcionários se sintam parte e sejam promotores da cultura organizacional só traz benefícios. Pela nossa experiência, colaboradores que entendem o propósito da organização e se identificam com ela, têm desempenho e resultados melhores do que aqueles que não estão tão alinhados. Em uma recente pesquisa da Gallup, 62% dos profissionais entrevistados que se conectam com a cultura da sua empresa se sentem menos esgotados no seu dia a dia no trabalho. 

ROI tangível e intangível: o que a terceirização oferece  

Ao defender a terceirização da folha de pagamento como uma solução estratégica, o RH pode apresentar resultados concretos. É uma solução que vem ganhando o mercado de maneira crescente e se mostra uma solução benéfica.   

Redução do turnover: com mais tempo para focar em estratégias de retenção e desenvolvimento de carreira, o RH pode reduzir significativamente a rotatividade de funcionários.  

Employer branding: ao aprimorar a experiência do colaborador, desde a contratação até o pagamento preciso e pontual, o RH pode melhorar a percepção da empresa como um excelente lugar para trabalhar.  

Aumento do engajamento: com menos tempo gasto em tarefas operacionais, o RH pode se concentrar em iniciativas de engajamento que realmente impactam a motivação e a produtividade dos colaboradores. 

Redução do risco de erros trabalhistas: empresas especializadas em soluções de RH, como nós aqui na Bernhoeft, possuem profundo conhecimento das leis trabalhistas e das melhores práticas de gestão de pessoas, mitigando o risco de processos trabalhistas e multas.  

Foco no core business: ao terceirizar os processos de RH, você pode se concentrar em atividades estratégicas que demandam tempo da equipe e que vão, definitivamente, se concentrar no crescimento da empresa.  

Aumento da eficiência: empresas especializadas em soluções para RH possuem processos otimizados e ferramentas tecnológicas avançadas, o que garantem maior agilidade e precisão na execução das tarefas.  

Aqui na Bernhoeft, por exemplo, temos um portal interativo em que o colaborador recebe de forma automatiza os seus documentos trabalhistas como holerite, informe de rendimentos e recibo de férias, sem que o RH precise enviar. Para os gestores, acesso a relatórios gerenciais para decisões estratégicas, admissão eletrônica integrada com folha de pagamento, dashboard com informações como turnover, percentual de homens e mulheres e aniversariantes, tudo em tempo real.   

Há também plataforma na nuvem que conta com arquivo bancário criptografado com opção para pix, assinatura digital, workflow de admissão personalizado e dados da folha em formato parametrizado. Além, é claro, de outras facilidades. 

 

O futuro do RH é estratégico!   

Se você chegou aqui, não deve ter dúvidas que o futuro do seu RH precisa ser estratégico. Necessita uma mudança de rota em que o objetivo seja uma equipe completamente voltada ao propósito da organização. E para isso acontecer, deve-se mudar a mentalidade e delegar funções que travam o time.   

Se esse for o seu caso, nos colocamos à disposição como sua parceria na gestão da folha de pagamento. Permita que gerenciemos os assuntos que são rotineiros e obrigatórios, que forneça informações que te ajudem nas decisões baseadas em dados, enquanto sua equipe concentra os esforços naquilo que, efetivamente, vai fazer a diferença na experiência do colaborador e no futuro da empresa.   

Converse sem compromisso com Eduarda Siqueira.