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Consultoria Tributária: o que é, quais as vantagens, definição, benefícios e diferenciais.
A legislação tributária brasileira é bem complexa e passa por constantes mudanças, tudo isso deixa as empresas suscetíveis a erros. Para lidar com esse cenário, a Consultoria Tributária surge como um caminho seguro e viável. Ela é a área que fiscaliza as obrigações com o fisco, que identifica oportunidades de melhoria, tudo isso garantindo total compliance.
A Consultoria Tributária aqui na Bernhoeft é uma das quatro áreas de negócio. Junto com ela temos o BPO, os Cálculos Judiciais e a Gestão de terceiros. Em todas elas o compromisso é o cliente, nós vibramos com o seu sucesso e crescimento. Isso é quem somos, mas não para por aqui.
Estamos há 27 anos construindo a nossa empresa com dedicação total. São quase três décadas de trabalho, relações fortes, uma equipe com mais de 650 colaboradores espalhados por todo o Brasil e uma alma de startup que nos faz caminhar lado a lado com a tecnologia e o desejo de alcançar lugares cada vez mais altos.
Hoje falaremos da Consultoria Tributária, uma expertise que nasceu conosco e vem se aprimorando cada dia mais. Vamos conhecer em detalhes?
O que é Consultoria Tributária
A Consultoria Tributária é uma solução que permite aprimorar o cumprimento das exigências legais, reduzir riscos de autuações e minimizar a carga tributária, sempre dentro dos limites da legislação. É um serviço que pode ser contratado em caráter preventivo ou corretivo.
Benefícios da Consultoria Tributária para as empresas
Os benefícios da Consultoria Tributária podem ser vistos no dia a dia ou a longo prazo, já que essa área permite atuação em momento de correção ou de prevenção.
A redução da carga tributária é uma consequência de uma boa Consultoria Tributária. É possível identificar formas de minimizar o pagamento dos impostos através de planejamento tributário, aproveitamento de benefícios fiscais e recuperação de créditos.
Com a Consultoria Tributária é também possível diminuir os riscos de autuações por parte do Fisco. Através de análises aprofundadas sobre a situação tributária da empresa, uma boa consultoria consegue identificar problemas que podem causar confusão ou má interpretação e elaborar estratégias para corrigi-los.
Situações em que é prudente contar com uma Consultoria Tributária
Algumas situações podem indicar que passou da hora de contar com uma Consultoria Tributária. Abaixo listamos alguns desses momentos:
Crédito tributário em retenções.
Existem situações em que as empresas não se utilizam de toda a retenção de tributos que é de direito. É comum identificarmos dificuldade em saber quais retenções e valores retiveram, falta de composição dos saldos negativos compostos pelas retenções e até divergência entre valores contabilizados e declarados pelas fontes pagadoras.
Crédito de PIS e COFINS na exclusão do ICMS.
Algumas empresas podem descontar o ICMS destacado nas notas fiscais de venda da base de cálculo do PIS e da COFINS. Para isso é preciso adequar na declaração EFD Contribuições o detalhamento da base de cálculo de cada nota emitida mensalmente e retificá-la juntamente com a DCTF.
Bônus de adimplência com o Fisco.
É aplicado para as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real ou presumido como forma de premiar empresas adimplentes com o Fisco.
Análise do SPED para prevenção de problemas com o Fisco
Caso sua empresa não esteja segura das informações que estão sendo transmitidas, é possível realizar essa análise e identificar: créditos tributários não apropriados, aproveitamentos indevidos e erros de parametrização.
Holding e blindagem patrimonial
Em ações trabalhistas ou cíveis, o seu patrimônio pode ser considerado na justiça. Ou, em casos de questão sucessória por falecimento, é necessário um inventário judicial. Para evitar que isso aconteça é possível constituir empresa patrimonial familiar e ainda ter ganhos em economia e redução tributária e tributação do ITCMD.
Por que a Consultoria Tributária é tão importante?
É através da Consultoria Tributária que sua empresa pode se sentir mais segura de que está no caminho certo. É ela quem vai entender todo o funcionamento tributário da sua empresa e indicar o melhor caminho a seguir, o que precisa ser feito e o que deve ser mudado. Tudo isso visando sempre o compliance com a legislação vigente e a eficiência máxima da sua organização.
O que esperar da Consultoria Tributária?
Uma Consultoria Tributária deve apoiar a sua empresa em todas as questões tributárias em que ela estiver envolvida. Você deve sentir segurança nas informações que são transmitidas, entender as mudanças que estão sendo propostas, confiar que tudo é pensado e planejado para que a empresa alcance seu potencial, dentro dos limites legais e respeitando os objetivos à longo prazo.
Consultoria Tributária na Bernhoeft
Otimizar o cumprimento das exigências legais, reduzir riscos de autuações enquanto reduz a carga tributária sempre dentro da legalidade: essa é a consultoria tributária na Bernhoeft. É pelo foco que começamos, porque é por ele que trabalhamos.
Sabemos como a legislação brasileira é complexa e mutável. Os desafios de operacionalizar uma empresa no Brasil, sendo ela nacional ou estrangeira, pelo aspecto fiscal, é bem difícil.
As normas tributárias abrangem uma gama de impostos, regimes e obrigações, tornando complicada a gestão de toda e qualquer empresa. É nessa conjunção de completa dificuldade que a Consultoria Tributária surge como um alívio e uma parceria indiscutível.
Aqui na Bernhoeft nós entendemos os gargalos em que você pode estar preso. Nossa experiência nos faz buscar sempre um caminho legal e possível para qualquer cenário que sua empresa esteja enfrentando. Para isso acontecer, contamos com 6 soluções dentro da área de Consultoria tributária, são elas: recuperação de crédito, auditoria eletrônica dos SPEDs, revisão de procedimentos, auditoria de folha de pagamento, alocação de pessoas e serviços on demand.
Todas as soluções contam com um trio de muito sucesso: equipe especializada, tecnologia avançada e sistemas seguros. São eles que garantem um atendimento personalizado, rotinas rápidas e decisões mais estratégicas. Mas esse ponto vamos nos aprofundar no tópico de tecnologia.
Recuperação de crédito
A solução de Recuperação de Crédito aqui da Bernhoeft visa identificar e recuperar valores pagos a maior, seja no âmbito administrativo ou judicial, nas esferas municipal, estadual ou federal. Para isso trabalhamos em todo o processo de recuperação, desde a identificação até a restituição ou compensação dos créditos.
A recuperação de crédito é uma operação que beneficia a empresa de diversas formas diferentes. Ao recuperar os valores pagos a maior, há um fortalecimento no fluxo de caixa, isso acontece porque esses recursos podem ser direcionados à outras áreas de negócio, bem como em investimentos que visam o crescimento da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado.
Além disso, outro ponto importante é a regularização fiscal. Quando é identificado impostos pagos indevidamente, é possível ajustar os pontos para que não ocorra mais. Isso impede que a empresa continue gastando recursos onde não precisa.
Como erros de parametrização podem acarretar perda tributária
A legislação tributária é corriqueiramente alterada, a complexidade dessas regulamentações junto ao seu caráter mutável resulta em erros nos cálculos e parametrização dos produtos dentro do sistema ERP da empresa. Isso impacta diretamente os impostos que serão pagos.
Somado a essa situação, alguns benefícios fiscais podem não ser aproveitados por desconhecimento da equipe interna da própria empresa. Ou seja, mais um ponto que impacta profundamente a gestão financeira. É aqui onde uma Consultoria Tributária deve atuar.
Por estamos imersos nesse cenário tributário, acompanhando as atualizações regulatórias, fica mais fácil analisar a sua empresa e entender onde é possível obter benefícios fiscais, o que fazer para consegui-los, identificar erros que estejam acarretando impostos majorados e recuperando-os quando possível.
Etapas da recuperação de crédito
A recuperação de crédito começa pelo diagnóstico inicial. Analisamos uma amostragem de um período determinado buscando registros e operações fiscais. Usamos sistemas avançados e ferramentas de análise para uma varredura detalhada nas transações tributárias identificando padrões, tendências ou discrepâncias no cálculo dos impostos. Depois de finalizada, apresentamos um relatório destacando o valor estimado do potencial de recuperação. É uma visão inicial do montante disponível.
A segunda etapa é analisar os últimos 5 anos de operação a fim de encontrar todos os créditos possíveis. Nessa etapa trabalhamos em colaboração com a empresa entendendo quais créditos são mais relevantes para ela e o momento mais apropriado para utilizá-los. A abordagem é 100% personalizada e focada no que melhor se encaixa aos seus objetivos.
Depois do levantamento total, é hora de recuperar. Em caso de créditos administrativos, preparamos a papelada e o ressarcimento ocorre de forma mais simples, mas, ainda assim burocrática. Em caso de créditos judiciais, é preciso contar com uma equipe jurídica que entre com ação judicial para reaver os valores. Não se preocupe, nosso apoio continua firme nessa etapa.
Por fim, com os créditos recuperados, podemos acompanhar a distribuição de valores, realizar um estudo prévio identificando as áreas que podem ser beneficiadas, monitorando os valores investidos e buscando maneiras de maximizar os resultados
Como escolher um bom parceiro para recuperação de crédito
O parceiro ideal na recuperação de crédito é aquele que tem experiência nesse processo, que entenda os objetivos da sua empresa, possua uma equipe multidisciplinar com profissionais de diversas áreas dentro do time, isso faz diferença, que tenha bons sistemas eletrônicos para manejar corretamente o volume de arquivos e, por fim, que tenha uma forma de remuneração boa para ambas as partes.
No vídeo abaixo Almir Borges, sócio de Consultoria Tributária aqui na Bernhoeft, explica melhor todos esses pontos!
Recuperação de crédito em parceria com escritórios de advocacia
Sabia que é possível potencializar a receita do seu escritório de advocacia através da parceria com uma empresa de contabilidade?
O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo, é fato e, para completar, anualmente empresas deixam de recuperar quase R$50 bilhões em impostos. Estima-se que uma empresa com faturamento acima de R$10 milhões de reais, deixa de recuperar quase R$252 mil por ano.
É com esse dado que reforçamos a ideia de que um escritório de advocacia tem muito a ganhar junto a uma empresa contábil. Isso acontece porque o parceiro poderá ajudar na parte operacional da recuperação de crédito: identificando se há e qual é o montante disponível. Assim, com o valor estimado, fica mais fácil a negociação de honorários assertivos.
E os benefícios não param por aí. Além do custo 0, uma vez que os contratos geralmente são fechados no êxito, a empresa de contabilidade pode usar tecnologia para agilizar a estimativa do crédito.
Outro ponto positivo é o reconhecimento por parte do seu cliente. O crédito nem sempre é de conhecimento da empresa, portanto, entregar valores corretos de um levantamento pré-existente demonstra o seu comprometimento em ajudar o cliente de maneiras que nem ele poderia prever.
O lucro é o ponto alto. Com o levantamento feito e entregue ao cliente, é hora de negociar os valores dos seus honorários.
Auditoria eletrônica dos SPEDs
A auditoria eletrônica dos SPEDs é uma espécie de análise antecipada com os mesmos parâmetros que o Fisco utiliza em suas auditorias para identificar irregularidades. Esse serviço usa tecnologia avançada para ler e validar os registros fiscais e contábeis a fim de encontrar inconsistências ou erros.
Todo a auditoria é feita eletronicamente, com um software configurado com as regras fiscais. A varredura é completa, vai desde análise de declarações e registros até o cruzamento de dados com as obrigações acessórias. Esse trabalho é recomendado para qualquer empresa, de todos os portes, pois todas elas precisam seguir a legislação e, portanto, estão passíveis de erros.
Com a Auditoria Eletrônica dos SPEDs a possível uma visão ampla dos deveres tributários que estão adequados e daqueles que precisam de correção ou complemento. Quando essas informações forem enviadas ao Fisco, tudo estará em conformidade.
Benefícios da Auditoria Eletrônica dos SPEDs
O benefício principal de uma auditoria dos SPEDs é detectar erros que seriam vistos pelo Fisco. É a partir dessa análise que alguns efeitos podem ser notados como redução de riscos por autuações, garantia da correta aplicação da legislação e a preservação da imagem da empresa perante o mercado.
Ou seja, os benefícios vão além da redução de riscos, que esse em si já é um superponto positivo, a auditoria contribui para a segurança das informações enviadas aos órgãos fiscalizadores, monitora e identifica pontos de melhoria e acompanha a empresa nessa busca contínua por conformidade.
Como saber se a minha empresa precisa de uma Auditoria Eletrônica?
É aconselhável que qualquer empresa, independente da atuação, área ou porte, tenha em seus planos auditorias regulares dos SPEDs. Como já foi dito anteriormente, análises assim podem minimizar riscos fiscais e melhorar consideravelmente os processos internos. Afinal, só se combate o que se conhece.
Mas, outros fatores podem indicar que está na hora da sua empresa passar por uma auditoria. Por exemplo, se a estrutura tributária é complexa, com diversas obrigações fiscais, é seguro ter uma análise dos SPEDs para entender se está tudo saindo conforme o esperado.
Se a empresa tem um grande volume de transações ou se a legislação aplicável muda constantemente, é interessante contar com uma auditoria para entender como se adequar às mudanças e a quantidade de informações que operam internamente na empresa.
Os dois últimos pontos também são interessantes. O primeiro é: a sua empresa tem um histórico de erros ou inconsistência nos SPEDs? Segundo: ou se a sua empresa está se preparando para uma auditoria externa/fiscalização. Os dois pontos são boas deixas para que um parceiro consultor seja acionado.
Auditoria tradicional X Auditoria eletrônica
Ambas as abordagens têm seus méritos, e a escolha entre auditoria tradicional e auditoria eletrônica dos SPEDs dependerá das necessidades específicas da empresa, do volume de transações, da complexidade fiscal e de outros fatores.
Com a automatização dos processos e a tecnologia cada vez mais presente, a auditoria eletrônica faz mais sentido. Destacamos que ambas vão identificar os erros ou riscos presentes em suas operações tributárias, a diferença entre elas está na potência, no tempo e no tipo de análise.
As tradicionais geralmente incluem a revisão de documentos físicos, registros contábeis impressos e evidências em papel de uma forma geral. Enquanto a eletrônica usa softwares/robôs para analisar os registros 100% digitais.
Entendendo que uma análise tradicional foca nos documentos físicos, podemos concluir que o tempo de análise é maior, uma vez que a revisão manual requer força e atenção humana para executar o trabalho. A eletrônica, também precisa de equipe especializada, mas em questões estratégicas. O cruzamento de todos os dados é eletrônico, isso faz com que a varredura seja infinitamente mais rápida.
Entendendo o ponto acima, chegamos na precisão. Embora ambas as auditorias, provavelmente, encontrem erros ou inconsistências, a eletrônica consegue ir mais a fundo e trazer o detalhamento da análise em tempo recorde. Isso inclui, por exemplo, a identificação de padrões mais facilmente.
Revisão de procedimentos
A revisão de procedimentos é um acompanhamento periódico dos processos tributários de uma empresa. Pode ser feita de forma mensal, trimestral, semestral ou anual.
Nossa equipe realiza um estudo completo detalhado dos procedimentos fiscais adotados na sua empresa a fim de encontrar oportunidades de melhoria, erros ou inconsistência que prejudiquem a conformidade ou eficiência.
Essa abordagem colaborativa pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas da sua empresa e as áreas de maior preocupação. Sabendo disso, podemos atuar em questões fiscais no geral, revisão de processos tributários, revisão de obrigações acessórias, apoio na preparação da empresa para venda e due diligence.
Auxílio nas questões fiscais
É um acompanhamento constante para garantir conformidade nas práticas fiscais, ajuda em qualquer dúvida que surja nesse aspecto, resolução de problemas imediatos e monitoramento para garantir uma apuração adequada da carga tributária.
Revisão de processos fiscais
É feito um trabalho detalhado dos processos adotados pela empresa para apuração e recolhimento de processos. Aqui identificamos se todos estão corretos, no padrão imposto pelos órgãos fiscalizadores e de acordo com o que é exigido com base na área de atuação da companhia.
Revisão de obrigações acessórias
Varredura completa nos processos adotados pela empresa para preparação e envio dos arquivos digitais entregues ao Fisco.
Apoio na preparação da empresa para a venda
Assistência em todo o processo de venda com o objetivo de mitigar os riscos de contingências que poderão ser encontrados na etapa de due diligence.
Esse acompanhamento contempla auxílio na escolha da estrutura tributária da transação, na identificação de oportunidades que otimizem a estrutura fiscal da empresa antes da venda, avaliar e aproveitar os benefícios fiscais disponíveis, como a recuperação de créditos, para deduções ou isenções, isso pode aumentar o valor da empresa perante o comprador. Além de rever e preparar a documentação fiscal necessária para essa transação.
Due diligence
É uma etapa comum nos processos de aquisições, fusões ou incorporações. O objetivo é encontrar qualquer contingência que possa prejudicar a empresa ou ainda oportunidades de melhoria que sejam positivas em um futuro. Essa etapa é válida tanto para compradores quanto para vendedores, ambos os lados se beneficiam dela.
Case de sucesso
Esse é um caso de sucesso impressionante que começou com uma revisão de procedimento e resultou em uma recuperação de crédito.
O nosso cliente é um gigante da indústria de maquinário pesado. Para ele recalculamos a apuração de diversos tributos, foram eles: PIS, Cofins, IRPJ, CSLL e alguns outros. Além desses cálculos, cruzamos as informações enviados em obrigações acessórias, como CDTF X Perdcomp x EFD, referentes ao período entre 2016 e 2020.
O resultado foi: ausências e inconsistências nas obrigações acessórias somando uma dívida de R$100 milhões de reais. Mas, R$7 milhões de reais em créditos foram encontrados para serem recuperados.
Auditoria de Folha de Pagamento
O serviço de Auditoria de Folha de Pagamento é realizado para verificar a precisão e conformidade das informações trabalhistas e previdenciárias. A auditoria desse processo é fundamental para garantir que as práticas de pagamento estejam alinhadas com as políticas internas da empresa e com as regulamentações obrigatórias.
Realizamos uma análise detalhada da documentação suporte, verificando se os cálculos estão corretos, se os procedimentos adotados para elaboração da folha estão alinhados com a legislação vigente e, por fim, se os respectivos eventos estão sendo enviados corretamente ao eSocial.
É nossa parte também avaliar os benefícios e descontos, os encargos tributários, as verbas salariais atípicas, os acordos coletivos e, junto a todas as outras informações, elaborar um relatório completo com tudo que foi analisado.
Qual a periodicidade recomendada para realização da Auditoria de Folha de Pagamento?
A periodicidade da auditoria deve ser baseada nas características individuais da empresa e em suas necessidades específicas. Pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo o tamanho da empresa, a complexidade das operações realizadas, mudanças na legislação e processos internos significativos.
Grande parte das companhias realizam auditorias anuais, revisando todas as transações feitas ao longo do ano fiscal, para garantir que tudo esteja em conformidade com a lei vigente, também garantindo que qualquer eventualidade seja corrigida antes do fechamento do exercício.
Mas, observe particularidades dentro da sua empresa. Existem períodos em que você contrata mão de obra temporária? Houve recentemente implantação de novos sistemas de folha, fusões, aquisições ou reestruturação? Aconteceram mudanças na equipe responsável pela folha de pagamento?
Se a sua empresa passou por alguma dessas situações mencionadas acima, então é aconselhado uma Auditoria de Folha de Pagamento para garantir que tudo ainda esteja operando conforme o esperado.
Quanto tempo leva para realizar cada Auditoria de Folha de Pagamento?
A duração de uma Auditoria de Folha de Pagamento vai variar com base em alguns fatores:
Tamanho da empresa:
Empresas maiores demandam mais tempo da Consultoria Tributária uma vez que existem mais transação a serem vistas e revisadas e uma estrutura organizacional mais elaborada.
Última auditoria
Quanto mais antiga for a última auditoria, mais tempo será necessário para realizar uma nova. Além disso, o período revisado também deve ser levado em consideração. Uma auditoria anual consome mais tempo do que uma auditoria trimestral, por exemplo.
Documentação
A qualidade e organização dos documentos enviados pela empresa impactam significativamente o tempo necessário para realizar a auditoria. Documentação clara e completa pode acelerar o processo, já uma documentação inadequada ou ausente pode aumentar a duração.
Colaboração mútua
Em uma auditoria, equipe interna da empresa e a consultoria realizam um trabalho em conjunto, ou seja, a disponibilidade da empresa de esclarecer dúvidas, fornecer documentação faltante/adicional é determinante na duração da auditoria.
Escopo
Um outro ponto chave para estimar o tempo de auditoria é o escopo dela. Também entra aqui a complexidade das políticas internas da empresa se são fáceis ou mais complicadas de entender e aplicar nas revisões.
Mas, no geral, uma Auditoria de Folha de Pagamento deve levar entre semanas e meses. Uma dica que damos é alinhar as expectativas do cliente, com o trabalho que pode ser feito pela consultoria em relação ao cronograma.
Alocação de pessoas
É a nossa solução que aloca um profissional tributário diretamente na sua empresa. Ele atua de forma integrada ao seu time, garantindo todo o suporte necessário. Essa contratação pode ser feita de forma temporária, visando uma demanda específica, ou de maneira permanente, que é quando profissional trabalha em tempo integral com função determinada.
Esses profissionais são escolhidos de maneira criteriosa, conforme o perfil solicitado pela sua empresa. Isso assegura uma adaptação rápida à cultura organizacional e os processos internos.
Como acontece a seleção dos profissionais alocados?
A seleção é realizada de maneira criteriosa, levando em conta as necessidades da sua empresa e o perfil que melhor se encaixa nessas demandas. Avaliamos as habilidades, experiências e competências dos candidatos e depois disso selecionamos a melhor opção. Isso garante que o profissional escolhido se adapte facilmente à sua empresa.
Um ponto importante na Alocação de Pessoas é que você não precisa se preocupar com nenhuma burocracia. O profissional estará alocado na sua empresa, mas será de nossa responsabilidade. Ou seja, pagamento, férias, abonos, 13º tudo relacionado ao funcionário fica conosco. Será como alocar um funcionário nosso, dentro de sua empresa.
Por que alocar um especialista em vez de contratar?
É simples, algumas empresas não querem passar pela burocracia de avaliar dezenas de profissionais para contratar um. Em algumas empresas, o processo de contratação é burocrático e exige muitas etapas até que se encontre o candidato ideal. Além disso, esse profissional pode não se adaptar a dinâmica do trabalho, isso exigiria uma demissão e novamente um novo processo de contratação.
Outra situação que acontece bastante em empresas que preferem alocar à contratar, é a gestão de recursos. O orçamento destinado a contratação de terceiros ainda está disponível, diferente da contratação para funcionários internos, então ali é possível, de acordo com o valor disponível, alocar pessoas e não contratar.
Vemos também que, em algumas empresas, certas demandas de trabalho podem surgir em determinado período e cessar posteriormente. Para fluxos sazonais, contratar um profissional demandaria tempo que algumas empresas não têm. Nesses casos a alocação é mais prático pois o profissional é contratado por nós e já entra na empresa sabendo que aquela demanda é temporária.
É possível contratar internamente um profissional antes alocado?
Sim. É possível contratar esse profissional que está alocado na sua empresa. Depois de algum tempo trabalhando, a empresa pode tomar a decisão de contratar a pessoa para que seja seu funcionário interno. É normal acontecer.
Para o processo de contratação interna, primeiro desligamos o funcionário, antes nosso e alocado, para que ele seja contratado pela empresa que solicitou a alocação, agora, a incorporação do profissional no quadro de funcionários.
Aqui na Bernhoeft temos exemplos de profissionais que estavam alocados e depois partiram para contratação da empresa e outros que estão alocados há muitos anos, que desempenham seu papel perfeitamente, mas não foram contratados internamente. Isso não diz do desempenho do profissional.
Algumas empresas, depois de um tempo, conseguem orçamento para contratação interna e optam por escolher o profissional que já está alocado e habituado com a cultura organizacional de sua dela. Enquanto outras, apesar de exaltarem o trabalho do profissional, optam por deixarem alocados para que o orçamento interno seja distribuído para outras áreas do negócio.
Serviços on demand
Aqui se encaixam todos os serviços, no âmbito fiscal, que não foram contemplados nas soluções acima. São demandas pontuais, que podem surgir inesperadamente, desafios que a equipe interna não consegue solucionar ou ainda não tem tempo hábil para se dedicar ao novo trabalho.
Estamos falando desde necessidades pontuais até projetos muito específicos como:
– Planejamento tributário
– Treinamentos e capacitações
– Apoio em fiscalizações e auditorias
– Elaboração de laudo de avaliação patrimonial
– Análise de benefícios fiscais
– Revisão de obrigações acessórias
– Confecção de declarações acessórias
A solução on demand engloba qualquer demanda na esfera tributária pois entendemos que o nosso time especializado junto à tecnologia de ponta, nos dá know-how para atuar em casos diversos com excelência e preparo. Além disso, nossos 27 anos de experiência nos mostraram como caminhar em diversas situações, com os mais diversos segmentos empresariais.
Quando contratar os serviços on demand?
Se deparou com uma situação urgente e o seu time interno não tem tempo hábil ou experiência para tratar daquele caso. Esse é o momento de contratar o serviço on demand.
Atuaremos de forma ágil dando suporte e soluções eficazes de acordo com aquele desafio que está sendo enfrentado. Sua empresa terá acesso imediato à expertise necessária para resolver a situação sem grandes consequências.
Benefícios da contratação on demand
Além da flexibilidade de contratar serviços tributários sob demanda, o recurso financeiro destinado à essa parceria é pontual, então não vai comprometer o orçamento que poderá ser destino à outras áreas que precisam do investimento.
A segurança é um benefício intrínseco à contratação on demand. Saber que você contará com uma equipe acostumada a tratar demandas pontuais e muitas vezes urgentes, pode ser a tranquilidade que você precisa para enfrentar uma situação, por vezes, desafiadora.
JSCP e o Planejamento Tributário
São poucas empresas optantes pelo lucro real que aproveitam os juros sobre capital próprio (JSCP) como ferramenta de planejamento tributário. Ele é uma das maneiras para remunerar sócios e funciona também como estratégia para reduzir os impostos.
Recomendamos esse tipo de remuneração para diversos clientes optantes pelo lucro real por que ele representa uma economia tributária de, normalmente, 19%.
A lógica é bastante simples: quando há o pagamento de juros sobre o Capital Próprio, a empresa tem um custo tributário de 15% com Imposto de Renda que será retido na fonte. Por outro lado, poderá diminuir do lucro o valor registrado.
Nesse procedimento, como o lucro da sociedade é reduzido, o Imposto de Renda (IRPJ) e a Contribuição Social (CSLL) incidirão sobre uma base menor e, consequentemente, os valores dos impostos serão menores. Na prática, a empresa pagará o IR retido na fonte de 15%, mas deixará de recolher o percentual de 34%, ou seja, permitirá uma economia tributária de 19%.
Os benefícios do registro dos JSCP não param por aí. Em um cliente atendido pela nossa célula do segmento de construção e engenharia, que na época participava de licitações cada vez maiores e costumava seguir com aumentos de capital, orientamos que o aumento fosse feito com a capitalização dos JSCP não pagos, pois nessa situação é possível ter o aumento do capital para cumprir a exigência enquanto reduz a carga tributária.
Escolhe o regime tributário é uma das tarefas mais importantes para uma empresa. Essa decisão tem impacto direto na lucratividade e na administração do negócio. No e-book acima separamos os pontos chaves para você entender os principais motivos pelos quais os gestores podem optar pelo lucro real, os requisitos para adoção, a importância do e-Lalur como ferramenta para acompanhar a saúde financeira da empresa, como a distribuição de lucros pode ser uma estratégia para otimizar a tributação da empresa e, por fim, casos de sucesso.
Consultoria Tributária é na Bernhoeft!
Se você chegou até aqui, pôde entender como funciona a Consultoria Tributária na Bernhoeft, os serviços que compõe essa área de negócio, o modo como operamos e os benefícios que cada solução entrega.
Agora queremos destacar um ponto importante: todos os serviços são feitos por gente! Aqui nosso ativo maior são as pessoas. São profissionais espalhados por todo o Brasil que dedicam tempo, conhecimento e experiência para encontrar os melhores caminhos, aqueles que farão do seu negócio um sucesso.
A tecnologia é um plus. Usamos softwares e IA para automatizar processos burocráticos e ajudar os nossos especialistas a se concentrarem em atividades estratégicas. Esse é o nosso modus operandi. Nós começamos qualquer trabalho com respeito, sincronia e empatia, sempre em contato com cada cliente, sempre dispostos a ajudar e potencializar o trabalho.
Se você entende que precisa de nós ou ficou com alguma dúvida sobre qualquer serviço, é só clicar no link a seguir e falar com o nosso time: fale conosco!