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Bernhoeft e SuperVia: pela segurança dos fornecedores
Qual é o objetivo de uma gestão de terceiros eficaz? Implementar mudanças e colher resultados efetivos dentro da organização em que atua. Nossa experiência ao lado da SuperVia conta exatamente essa história.
Afinal, o desafio de criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis não se limita apenas às operações internas de uma empresa, estendendo-se à cadeia de fornecimento. Nesse cenário, a gestão de terceiros torna-se uma ferramenta estratégica capaz de catalisar transformações positivas e sustentáveis.
Ao adotar práticas proativas de GRT dentro de uma organização, as empresas podem criar uma sinergia que se estende por toda a rede de fornecimento. Isso implica em estabelecer padrões rigorosos de segurança, promover treinamentos especializados e implementar auditorias regulares.
Nossa parceria com a SuperVia enxerga o potencial por trás da gestão de terceiros. Ela, quando centrada na saúde e segurança, não apenas eleva os padrões operacionais, mas também constrói relacionamentos sólidos baseados em confiança e comprometimento mútuo.
Continue lendo o texto e entenda como o trabalho realizado com a SuperVia foi essencial na mitigação de riscos, na diminuição do índice de acidentes com terceiros e na criação de um gerenciamento de terceirizados sólido.
A SuperVia
É uma empresa de várias histórias. A empresa que opera trens no Rio de Janeiro possui uma grande presença na região metropolitana. Seu início data de 1998 e, nestes 25 anos, ela tomou conta das linhas férreas de 12 municípios, são eles: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim.
São 201 trens em operação, 104 estações e um recorde de 735 mil passageiros em seu histórico. Uma trajetória que a incluiu de maneira expressiva no dia a dia dos passageiros no Rio de Janeiro.
Buscar melhorias em seus serviços sempre foi uma constante na trajetória da SuperVia, sendo na frota de trens, infraestrutura, tecnologia, relacionamento com o passageiro, entre outros. Hoje, a empresa conta com um time bem estruturado e os fornecedores assumem um papel importante na operação. É isso que você verá no depoimento abaixo, além de, é claro, como o gerenciamento desses terceiros fez uma grande diferença na preservação da segurança desses colaboradores.
Parceria Bernhoeft + SuperVia
No vídeo a seguir, Waldyr Guimarães, gerente de segurança, conversa com a gente sobre sua experiência trabalhando ao lado da Bernhoeft e como essa parceria trouxe resultados efetivos para os índices de acidentes dentro da operação.
O que levou a SuperVia a investir na gestão de terceiros?
R: Bom, a SuperVia ela vem em um período, desde dez anos atrás, em que todo ano nós tínhamos um acidente fatal. Nos últimos cinco anos nós tivemos três acidentes fatais com terceiros, e aí então se decidiu começar a fazer uma gestão melhor de terceiros porque o volume de acidentes com terceiros estava bem elevado.
Como a diretoria da empresa participa do programa de gestão de terceiros?
R: Todo mês nós fazemos uma apresentação com a diretoria da empresa, e nessa apresentação mensal, no comitê de segurança, participa o presidente, todos os diretores e todos os gerentes. Nessa apresentação a gente mostra os resultados tanto das auditorias, como da verificação de documentos de todos os funcionários, os colaboradores que participam da SuperVia, e ali nós discutimos melhorias no processo, como é que a gente pode ser mais ágil no nosso processo. Mas é apresentado todo mês e tem uma participação muito efetiva da diretoria e principalmente da presidência.
Quais as iniciativas mais assertivas que foram implementadas na gestão de terceiros e que trouxeram um impacto relevante à empresa?
R: Acho que a principal iniciativa que trouxe mais impacto na gestão nossa de terceiros foi que nós temos uma pessoa dedicada a fazer interface entre a Bernhoeft e os fornecedores. Então essa foi uma grande iniciativa que gerou uma rapidez maior no fluxo, um retorno maior para o nosso colaborador e para as empresas que colaboram.
A segunda coisa muito importante para a gente, que foi o grande marco, foi a implementação das auditorias né. As auditorias de campo fizeram totalmente a diferença nas empresas e conseguiram que as empresas percebessem que não era um programa simplesmente no papel, que tinham uma verdadeira verificação de que aquilo que estava no papel, estava sendo cumprido no campo.
Quais os ganhos práticos que vocês já conseguiram constatar com a implementação de gestão de terceiros?
R: Nós reduzimos em média aí 20% da quantidade de incidentes com terceiros nesse período da implantação, e agora, se tudo der certo, a gente vai conseguir bater um ano sem nenhum tipo de acidente fatal na SuperVia, o que para nós é uma vitória.
Qual o volume de fornecedores e terceiros da SuperVia e quantos hoje passam pelo monitoramento?
R: Hoje nós estamos passando pelo monitoramento da Bernhoeft, com mais ou menos 80%, nós estamos falando aí de mais ou menos 7 mil ou 8 mil pessoas.
Quais foram os principais desafios enfrentados para implantar a gestão de terceiros na SuperVia?
R: O principal problema que nós tivemos com a implantação foi convencer a alta administração da empresa da importância do programa de gestão de terceiros.
O segundo fator de maior dificuldade que nós tivemos foi a má formação dos terceiros. Muitos terceiros estavam mal-acostumados e tiveram que se adaptar a essa nova gestão. E o terceiro fator, sinto que é o fator humano. Ou seja, funcionários que muitas das vezes não cumpriam as normas, não faziam os exames periódicos, não vinham com o devido EPI, e com esse programa a gente conseguiu juntar essas três dificuldades e reduzir isso quase a zero.
Como tem evoluído a percepção dos fornecedores da SuperVia sobre a gestão de terceiros?
R: A percepção dos nossos fornecedores, elas têm melhorado bastante, inclusive no mercado a gente tá sendo muito avaliado, tipo já ouvi de alguns concorrentes, de outras áreas né, assim “Pra trabalhar na SuperVia precisa se adaptar a várias situações que eles fazem uma ótima gestão de terceiros.” então a gente está percebendo que o mercado está se movimentando, de prestação de serviço, para se adaptar às nossas condições aqui na SuperVia.
Qual o conselho que você traz para outras organizações que estão cogitando um investimento na gestão de terceiros?
R: Meu conselho para as outras empresas é que invistam em gestão de terceiros. Terceiro hoje em dia, pela legislação, ele tem os mesmos direitos que um funcionário. Nós somos obrigados a cuidar desse terceiro como se fosse nosso funcionário. Então o investimento nessa área é fundamental para um bom resultado da empresa. Para gerar mais lucros e melhores resultados, melhores performances e tudo mais.
Qual a sua avaliação sobre a parceria com a Bernhoeft?
R: Eu considero a parceria nossa com a Bernhoeft uma coisa sensacional, acho que a Bernhoeft nos dá o retorno que a gente espera e nós também temos uma abertura muito grande com o pessoal da Bernhoeft. Eles nos dão chance de conversarmos, de tentar adaptar o problema da melhor forma pra nós. Constantemente a gente precisa fazer uma mudança, é aceita a mudança, então a gente, é uma evolução que a gente tá fazendo junto e eu tenho certeza de que é uma parceira duradoura.
Conheça a auditoria de campo
Conhecer a realidade e as condições de trabalho dos colaboradores terceirizados revela os riscos de maior impacto para a empresa que contrata esses serviços. A auditoria de campo, com sua flexibilidade para atuar em diversos setores, independentemente da complexidade das operações, busca identificar não conformidades e colaborar na regulamentação das mesmas.
No contexto de gestão de riscos, a auditoria de campo desempenha um papel crucial ao mapear os riscos associados aos fornecedores. Desde violações trabalhistas e ambientais até questões relacionadas à qualidade do produto, a identificação precoce desses elementos é essencial para tomar medidas corretivas. Além disso, destaca-se que a auditoria de campo promove um diálogo contínuo para eliminar os riscos no trabalho realizado, reforçando a importância da relação entre fornecedor e empresa.
Ao conduzir a auditoria, as empresas podem assegurar o cumprimento dos requisitos legais e éticos pelos fornecedores, identificar desvios das políticas acordadas e implementar medidas corretivas oportunas. Essas visitas não apenas fortalecem o relacionamento, mas também oferecem a oportunidade de um diálogo direto, promovendo a melhoria contínua. Ao envolver os fornecedores nesse processo, as empresas podem trabalhar em conjunto para aprimorar práticas e reduzir riscos.
A parceria entre Bernhoeft e SuperVia reflete o compromisso conjunto com a segurança e saúde dos colaboradores, estendendo-se além das operações internas para abraçar toda a cadeia de fornecimento.
A experiência da SuperVia destaca a eficácia das práticas estabelecidas pela GRT, resultando na significativa redução de incidentes com terceiros. A implementação desse programa demonstrou não apenas um compromisso legal, mas também uma visão estratégica, contribuindo para uma cultura de segurança, qualidade e melhoria contínua.
Essa parceria bem-sucedida oferece um modelo inspirador para outras organizações que buscam investir na gestão de terceiros como um caminho essencial para mitigar riscos e promover ambientes de trabalho mais seguros e eficientes. Quer conhecer melhor o serviço? Fale com um especialista.