Análise Trabalhista

5 dicas para Redução de Processos Trabalhistas – Case Bernhoeft

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Case sobre Redução de Processos Trabalhistas

redução de processos trabalhistasRedução de processos trabalhistas é um assunto complexo principalmente quando relacionado a trabalhadores terceiros, são vários pontos envolvidos que requer atenção e cuidados por parte da organização. Porém, um bom gerenciamento de terceiros pode auxiliar nesta tarefa, trazendo benefícios tanto para os fornecedores como para s contratante. .

A Bernhoeft é a primeira empresa no Brasil a realizar o serviço de gestão de terceiros, e desde 2003 nós temos colecionado bons cases dos nossos clientes.

Hoje falaremos sobre um que nós temos o maior orgulho de compartilhar com vocês, é um cliente que está conosco há mais de 5 anos, possui mais de 30 mil terceiros, com 515 fornecedores sendo monitorados. Desses total de fornecedores apenas 130 empresas (25%) tiveram registro de algum processo trabalhista acionando a contratante como subsidiária nos últimos seis meses, ou seja, 75% dos fornecedores que são monitorados não tiveram nenhum registro de processo trabalhista nesse tempo.

Observando as 130 empresas, 66% tinham menos do que 90% de conformidade, sendo assim, não tinham bons indicadores. O que já dá para prever que de fato aquele risco poderia ser executado, se o fornecedor tem um alto índice de não conformidade existe uma chance muito maior de haver processos trabalhistas e esses números já vinham sendo mostrados nos relatórios.

Em contrapartida, das 385 empresas que não tiveram registro de processos trabalhistas nos últimos seis meses, 75% delas tinham mais de 90% de conformidade.

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Redução de processos trabalhistas em fornecedor com dificuldade financeira

Ainda falando do nosso cliente, em um dos casos havia um fornecedor que estava passando por uma certa dificuldade financeira de acordo com o que mostrava os relatórios, então o cliente passou a ser acionado com uma frequência maior em processos trabalhistas pelo não pagamento de FGTS e das verbas rescisórias, mas fizemos todo esse acompanhamento junto ao cliente, e começamos a identificar que esse fornecedor tinha valores retidos por causa das não conformidades dos meses anteriores relacionados ao projeto de gestão de terceiros.

Então uma atitude tomada pare resolver a situação foi: Pegar esse valor que estava retido e pagou diretamente aos funcionários via sindicato, e com essa ação houve uma redução significativa, saindo de 59 processos trabalhistas em agosto de 2020 para apenas 3 processos em janeiro de 2021.

Isso é a gestão de terceiros, trabalhar preventivamente verificando se os direitos dos funcionários são respeitados tempestivamente, e se não, pensar no que pode ser feito e orientar o fornecedor dizendo a ele qual caminho que deve seguir para regularizar as não conformidades.

Resultados como esse, ocorrem em vários clientes da Bernhoeft. Estamos sempre buscando maneiras de medir os  resultados, trabalhando a ideia de reduzir riscos direcionados para os problemas do nosso cliente.

 

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redução de processos trabalhistas

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5 dicas para redução de processos trabalhistas que aprendemos com esse case:

  1. Seleção criteriosa: A seleção de terceiros deve ser feita de forma criteriosa, observando aspectos como competência, experiência e reputação. Assim, é possível garantir que a contratação trará resultados positivos para a organização.
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  2. Controle rigoroso: É essencial manter um controle rigoroso sobre as atividades desempenhadas pelos terceiros, de forma a minimizar os riscos de problemas trabalhistas. Essa atividade deve ser constante mas com cuidado para não burocratizar pois pedir documentos desnecessários podem deixar gargalos no processo de Gestão de Terceiros.
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  3. Estimulo de melhoria: Incentivar sempre os fornecedores a ter bons indicadores, pois isso reflete tanto no fornecedor, que vai ganhar redução de processos trabalhistas quanto na contratante, pois quanto mais fornecedores com bons índices nós tivermos menor risco envolvido para ela.
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  4. Acordos e contratos: Os acordos e contratos estabelecidos entre a organização e seus terceiros devem ser claros e detalhados, de modo a evitar qualquer tipo de mal-entendido. Esses documentos devem ser revisados periodicamente para garantir que estão atendendo às necessidades de ambas as partes.
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  5. Comunicação clara: A comunicação entre a organização e seus terceiros deve ser clara e objetiva, de modo a evitar qualquer tipo de problema. Todas as informações devem ser transferidas de forma regular, de modo a garantir que os terceiros estão atualizados e cumprindo com suas obrigações.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

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Sobre a Bernhoeft

Aqui a sua segurança é o nosso core business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.