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Como Identificar Fraude em Assinatura de Documento? 8 sinais para ficar alerta!

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Sobre integridade e autenticidade relacionados a Fraude em assinatura de documento

fraude em assinatura de documento

 

A integridade e autenticidade de documentos é um item imprescindível nas transações humanas, em especial para contextos que envolvem as organizações e esse cuidado deve ser ainda maior nas empresas que contratam mão de obra terceirizada. Falsificar documentos físicos ou digitais é mais fácil do que se imagina e um alvo muito comum é a falsificação de assinaturas.

Apesar de todos os riscos envolvidos,  fraude em assinatura de documento é algo muito frequente na vida cotidiana. Por isso, é importante conhecer os sinais de alerta para identificar tais práticas.

 

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Assinatura e Fraude

Em muitos casos, a validação de um documento se dá por uma assinatura seja manuscrita, digital, eletrônica ou digitalizada. Por essa razão, a pessoa física ou jurídica atesta sua identidade assegurando para outra parte que de fato se trata de um documento de real autoria de quem subscreve. É considerado fraude documental quando é realizada qualquer alteração no documento original praticada por má fé, com o objetivo de enganar terceiros para obter alguma vantagem ilícita e indevida.

Além disso, as fraudes em assinaturas de documentos podem envolver a alteração dos documentos originais ou a criação de documentos falsos.

Então, toda e qualquer assinatura em um documento precisa ter seguridade jurídica. As partes envolvidas precisam admitir como validar o meio de comprovação de autoria e integridade. Os perigos da falsificação de assinatura são numerosos, podendo interferir em documentos de valor irrefutável com informações importantes.

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8 Sinais suspeitos de Fraude em assinatura de documento

  1. A assinatura é ilegível ou incompreensível;
  2. A assinatura é diferente da assinatura habitual do indivíduo;
  3. A assinatura é datada de um período anterior ao momento da assinatura do documento;
  4. A assinatura é feita por um indivíduo diferente do indivíduo que assina o documento;
  5. O texto do documento não corresponde ao texto da assinatura;
  6. O documento é inconsistente com os dados do indivíduo;
  7. O documento é assinado por várias pessoas;
  8. O documento é assinado em branco.

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Como evitar Fraude em assinatura de documento?

O primeiro passo para evitar ter algum documento interpretado como fraude, quanto a  assinatura nele contida é conhecer os meios adequados para gerar adequadamente o arquivo com o tipo  de assinatura desejada. Abaixo descrevemos os dois mais comuns:

Assinatura a próprio punho: Se a escolha for por assinatura manual, isto é, de próprio punho, ela deve ser coletada e basta escanear o documento, de forma legível, para o computador. Esse arquivo será valido em eventuais necessidades de comprovação da sua autenticidade.

Assinatura digital: Caso seja uma assinatura digital, o documento deverá ser arquivado e utilizado junto ao certificado digital ou conter evidencias como: data e hora da assinatura, número da certificação, e tenha sido assinado digitalmente pelo responsável.

Confira um exemplo:

fraude em assinatura de documento

Contudo, se suspeitar de fraude em assinatura de documento, é importante entrar em contato com um advogado ou outro especialista em questões legais para obter orientação.

 

Sobre a Bernhoeft

Aqui a sua segurança é o nosso core business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.

 

Autor: Natália Souza