Gestão de Terceiros

3 passos para ter uma Gestão de Fornecedores ativa

Publicado em:

O que é ter uma Gestão de Fornecedores ativa?

 

Ter uma Gestão de Fornecedores ativa é acompanhar tempestivamente as entregas, obrigações e riscos da contratação.

 

Quais passos para fazer uma gestão de fornecedores efetiva?

 

1. Você precisa elencar quais indicadores serão monitorados periodicamente (semanalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente). Há indicadores que precisam ser acompanhados no curto prazo, como a mobilização de funcionários para realização do serviço contratado, ou de longo prazo, como evolução da conformidade dos riscos mês a mês.

2. Busque visões mais gerenciais, em que seja possível ranquear os fornecedores por riscos como aderência, conformidade, quantidade de funcionários, funcionários demitidos, pagamentos de INSS/FGTS e outros. Com essa visão mais estratégica, precisamos focar nos fornecedores mais críticos, que podem gerar maior passivo para a contratante. Ao longo dos meses vamos atuando com os demais fornecedores que precisam de acompanhamento próximo.

3. Ter uma comunicação transparente com o fornecedor é um ponto forte quando falamos de gestão ativa.
Isso porque o fornecedor precisa entender quais critérios ele vem sendo monitorado e qual o status dos indicadores acompanhados. Quando temos uma comunicação transparente, o fornecedor terá chances de elaborar um plano de ação em cima de indicadores negativos e buscar melhorias nos seus indicadores. Quem mais ganha com isso tudo é a contratante, que passa a ter fornecedores com melhores entregas.

3 passos para ter uma Gestão de Fornecedores ativaSeguindo essa ideia, você pode gerar um ranking dos teus fornecedores e comunicá-los. A ideia é gerar um desafio com o fornecedor para que ele possa sempre buscar melhorias e reduções de riscos. Assim todos saem ganhando.

Como já falamos algumas vezes, todo relatório/indicador precisa gerar uma ação. Caso você esteja recebendo relatórios que não permitam você tomar alguma ação, é importante rever se realmente vale a pena acompanhar estes indicadores, ou revê-los.

Na Gestão de Terceiros da Bernhoeft nós alimentamos nossos clientes e fornecedores com relatórios e indicadores, munindo todos de dados para que possam tomar decisões embasadas em riscos. Quando fornecemos esses dados, nossos clientes conseguem atuar de maneira mais ativa, em conjunto com nossos consultores, gerando resultados palpáveis no dia a dia do fornecedor.

Conte com a Bernhoeft, a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil.

 

Autor: Bruno Santos