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Porque sua organização deveria ter um especialista em Gestão de Terceiros + 3 Dicas de como se tonar um especialista
Crescimento da Terceirização e da Gestão de Terceiros
Sabemos que a Gestão de Terceiros é uma área que vem crescendo no Brasil devido as vantagens da terceirização, e com esse crescimento, também aumenta a demanda por profissionais qualificados para ajudarem as empresas tomadoras de serviço, a superarem os desafios que são encontrados ao longo do caminho, aí que entra o papel do especialista em gestão de terceiros.
Não é fácil gerir uma cadeia de fornecedores pois, além da qualidade da prestação de serviço, outros aspectos devem ser observados e monitorados, para que as empresas tenham sucesso nessa contratação. Mas, quais seriam esses desafios? Quais são as responsabilidades desse profissional? Quais os ganhos em contratar profissionais qualificados? Como posso me tornar um especialista, qualificar meu colaborador ou o meu time?
Essas são algumas das perguntas que esse blog vai te responder. Se você quer saber mais sobre esse tipo de profissional, te convido a ler esse artigo até o final.
Importância do especialista em gestão de terceiros
O especialista em Gestão de Terceiros tem uma grande importância para a organização, pois ele tem uma visão mais ampla para discernir se aquele fornecedor faz sentido ou não para organização, essa tomada de decisão visa em priorizar a saúde e segurança dos colaboradores envolvidos entre as partes, então é necessário ter alguém que seja focado nisso, além de ser uma pessoa criteriosa, para que consiga levar o setor em uma crescente, já que não adianta ter apenas fornecedores, se eles não estão em equilíbrio com o que a empresa precisa e acredita, ambos precisam estarem alinhados para ter um resultado esperado.
O especialista garante ao cliente que aquele determinado fornecedor esteja apto para trabalhar em parceria pelos próximos meses ou anos, pois o cliente que prioriza essa necessidade está garantindo pontos lá na frente, já que está estruturando e firmando internamente e externamente várias ações que podem ser realizadas com essa especialização para prevenir aquele tipo de risco relacionado a:
- Ricos sociais: Situações involuntárias
- Riscos relacionados a impostos: abrir margem para aplicação de multas e demais penalidades relacionadas ao descumprimento das normas legais
- Salarial: afetando as finanças da empresa e consequentemente de seus funcionários
- Não Cumprimento das leis: Fiscalizações
- Risco da Segurança do funcionário: situação de vulnerabilidade que possa afetar a integridade, e bem estar físico e psíquico dos colaboradores.
Fazendo uma comparação aqui na Bernhoeft, os clientes que já têm esse tipo de especialista conseguem ter resultados mais rápidos comparados a aqueles que ainda não tem. Ter um especialista em Gestão de Terceiros é ter alguém que seja uma ponte entre os fornecedores e as áreas internas da organização e isso faz toda a diferença.
“É importante olhar para fora e para dentro da organização”, Fora (os fornecedores) e Dentro (processos e áreas internas). Não existe um setor específico para esse especialista, o importante é que a organização adote essa prática e entenda os benefícios e valores do especialista em gestão de terceiros, no qual irá trazer para a organização como um todo, e abraçar a causa para que os processos continuem andando, pois o especialista leva melhoria para aquele determinado setor seja ele jurídico ou de suprimento, por exemplo.
O setor jurídico e de suprimento são os principais setores que precisam estar alinhados com a Gestão de Terceiros, o jurídico porque é quem geralmente recebe o problema (processos judiciais) e essa aproximação se torna mais efetiva, pois é feito o levantamento das informações necessárias, seja ela por registro de dados ou documentos, para que o jurídico elabore a sua defesa, além de atuar em um trabalho preventivo, já que o tanto a Gestão de Terceiros quanto o jurídico trabalham para evitar futuros processos.
E o setor de suprimentos, já que são eles que tiram e colocam fornecedores, e eles também têm uma visão de quais fornecedores podem ser um risco, fazendo com que diminua ou até mesmo encerre o tempo daquele contrato.
Independente do setor, o especialista em Gestão de Terceiros trará melhoria contínua através da sua visão e desempenho estratégico, pois onde estiverem os riscos com a terceirização, ali deve estar o foco da Gestão de Terceiros.
Dica: Para entender um pouco mais sobre a Gestão de Terceiros, seu papel estratégico e sobre a profissão de especialista, assista o nosso podcast abaixo:⬇️
Dores comuns das empresas que não possuem um Especialista em Gestão de Terceiros
Podemos dizer que as empresas que não possuem um especialista a frente dos seus assuntos relacionados a terceirização estão “às cegas”, pois sem esse profissional, será muito difícil detectar gaps que são comuns surgirem durante a prestação de serviço. Sem um especialista em Gestão de terceiros, a sua empresa corre o risco de estar focando em iniciativas que não estão alinhadas com os resultados esperados, pois como diz o conceito essencialista “não é focar em fazer as coisas em menos tempo, mas fazer as coisas certas para alcançar os objetivos certos”.
Quando você não tem um profissional da área a equipe como um todo acaba centralizando as energias em várias ações. Por estar efetuando várias ações, essas energias acabam sendo distribuídas em várias iniciativas, fazendo com que os resultados não sejam tão precisos e tenham impacto menor na organização. O profissional que está qualificado para esse tipo de atividade, centraliza suas energias em ações mais assertivas para alcançar os resultados esperados.
A seguir relacionamos algumas dores que podem surgir pela falta do especialista em gestão de terceiros na sua empresa:
- Não identificação dos Gaps e classificação deles
- A falta de entendimento dos processos
- A falta de efetividade nos objetivos
- Não trabalhar em cimas de metas
- Não monitorar os cumprimentos das ações estabelecidas
- Não está atento a mudança de cenários
Responsabilidades/Atividades de um Especialista em Gestão de Terceiros
Por ser uma pessoa estratégica nas organizações, um especialista em Gestão de Terceiros possui responsabilidades diversas, de modo geral, podemos dizer que elas são:
- Mapeamento de riscos de fornecedores
- Definição de escopo
- Definição dos fornecedores que serão monitorados
- Avaliar se tem previsão contratual para envio dos documentos
- Qualificação dos fornecedores
- Escolha da empresa de monitoria
- Assinatura de contrato
- Envio dos dados dos fornecedores para cadastro
- Comunicação aos fornecedores sobre a parceria e envio dos documentos
- Validação se houve ou não prestação de serviço na competência
- Consulta de relatórios na plataforma
- Acompanhamento da situação do fornecedor (através dos relatórios disponíveis no sistema)
- Cobrança ao fornecedor
- Reuniões de apresentações de resultados
- Tomada de ação como: bloqueio, retenção e rescisão antecipada do contrato com a finalidade de impulsionar o upload dos documentos e tratativas de inconsistência
- Reuniões com o fornecedor
- Envio das informações para cadastro de novos contratos e atualizações-pós implantação
- Bloqueio da entrada caso aos documentos não estejam conforme
- Download da base de documentos analisadores de uso para montar a defesa trabalhista
- Análise de pendência e indicação do fornecedor
- Retenção e liberação de pagamento (sanção)
- Rescisão contratual
- Buscar por um fornecedor do mesmo segmento
Assim, podemos observar que esse profissional, além de atividades mais operacionais terá que desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento, uma vez que terá de lidar com uma cadeia de fornecedores dos mais variados segmentos, bem como será a pessoa responsável por analisar os dados, sempre com uma visão crítica e criativa para propor soluções em busca de alcançar resultados. Mas, com todos esses critérios, quais resultados podemos ter, por contratar esse profissional especializado? Essa pergunta nos leva para o próximo parágrafo:
Ganhos pela contratação de especialistas
Um profissional especialista guiará as suas ações para atingir os resultados esperados. Quando a equipe possui alguém que direciona as atividades para o atingimento das metas, ela fica mais engajada, as interações que impulsionam melhores resultados dão mais significado para o time, fazendo-os vestir a camisa da empresa. Esse resultado também é visto pela forma que esse profissional tem de conduzir os processos de forma positiva e sem distrações, evitando que
obstáculos possam afetar o dia a dia, otimizando o tempo da entrega (já que a equipe está focada naquilo que deve ser feito) e fazendo com que seja formado um time com colaboradores inovadores, comunicativos, proativos, superando a cada entrega.
Como me tornar um especialista ou qualificar meu colaborador?
Para ser um profissional diferenciado no mercado é necessário sempre estar se qualificando, tendo assim uma vantagem competitiva em relação a outros potenciais candidatos. Mas, de que forma você pode fazer isso?
1- Busque consumir conteúdos sobre o tema:
Leia materiais como blogs, artigos e livros que falam sobre o assunto não apenas de forma teórica, mas que traga conteúdo prático, para que você possa aplicar na sua organização. Uma boa opção também é seguir nas suas redes sociais empresas que falam sobre a Gestão de Terceiros. Assim você consegue consumir conteúdo até mesmo de forma não intencional, quando for checar as suas redes;
2- Participe de eventos:
Participe de palestras, lives, workshops, mesas redondas e outros eventos sobre o tema. Esses momentos muitas vezes são realizados por empresas de consultoria que possuem muito know how sobre o assunto, sem falar também que é uma excelente oportunidade de conhecer grandes profissionais que podem te agregar conhecimento e alavancar a sua carreira;
3- Invista em cursos de formação com certificação:
Um curso com certificação é uma garantia de ter um conhecimento aprofundado sobre determinado assunto, sem falar que o certificado te dá mais credibilidade. Assim, vale muito a pena considerar investir em um curso para ser um Especialista em Gestão de Terceiros;
A Bernhoeft lançou o primeiro curso do mercado 100% focado em Gestão de Terceiros e você pode saber mais clicando no banner abaixo:
Onde encontrar bons profissionais?
Para encontrar bons profissionais é importante ter um networking atualizado e efetivo. Você também pode ficar por dentro de várias redes sociais que possa filtrar esse tipo de profissional, como por exemplo o linkedin. Você também pode participar de eventos com foco em Gestão de Terceiros, a exemplo do que mencionamos no parágrafo anterior. Nesses momentos você pode “trocar figurinhas” sobre o tema e ainda pode conhecer bons profissionais.
Qual salário de um Especialista em Gestão de Terceiros?
Alguns fatores influenciam no valor da remuneração desse profissional. O salário depende muito do volume de fornecedores que serão acompanhados e do desafio que ele vai assumir em relação a própria área, pois em alguns casos, o especialista em Gestão de Terceiros (em nível mais sênior) pode ficar responsável por uma determinada região, como por exemplo todo território nacional, américa latina e etc. Assim, não há como estipular um valor específico, de acordo com algumas conversas que tivemos houve uma variação onde no nível inicial é aproximadamente R$4.000,00 e mais sênior R$17.000,00.
Sobre a Bernhoeft
Aqui a sua segurança é o nosso core business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.
Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco.
Autoria: Kamylla Rita | Assistente de Gestão de Riscos