BLOG
Declaração Simplificada ou Completa: qual a melhor opção?
O período de declaração de imposto de renda pessoa física está chegando e é muito comum se questionar se é melhor fazer a declaração simplificada ou a completa. Pensando nisso, elaboramos esse blog para comentar as principais diferenças entre os dois formatos.
Para começar, a escolha da modalidade depende das despesas que o contribuinte incorreu no ano para deduzir no cálculo do IR.
Quando se tem poucas despesas consideradas dedutíveis, o modelo simplificado pode ser a melhor opção, já que considera um abatimento de 20% sobre o valor devido do imposto (limitado a R$ 16,754,34). Já para quem tem dependentes, gastos com saúde, educação e previdência privada, provavelmente a opção da declaração completa será mais vantajoso.
Isso porque há gastos que reduzem a base de cálculo do imposto, consequentemente, reduzindo o valor devido. Estes gastos, atualmente, são com:
- Previdência Privada do tipo PGBL
- Corretagem de aluguel
- Escola dos dependentes
- Ensino superior
- Gastos com médicos particulares
- Plano de saúde
- Dentista
- Psicólogo ou Psiquiatra
- Cirurgia plástica com fins de saúde
- Pensão alimentícia
- Fisioterapia
- Próteses
- Cadeira de rodas
- Doações a entidades filantrópicas
Algumas das despesas listadas tem particularidades, a exemplo das próteses que são dedutíveis apenas aquelas que se destinarem ao uso de reposição de membros de pessoas com deficiência física, assim como as doações, que permitem a dedução de até 6% quando se destinarem a fundos municipais, estaduais e federais dos direitos da criança, adolescentes e idosos.
Até o ano passado, a contribuição patronal do INSS do empregado doméstico era dedutível para IR mas o contribuinte não poderá mais contar com o abatimento de até R$ 1.200,32 para o ano de 2020.
Qual a melhor opção?
É importante ter em mente que, independentemente do formato escolhido, é necessário declarar todas as fontes de rendimento e dos bens e direitos que possui, assim como todos os gastos que impactam na declaração. Somente assim é possível realmente comparar e verificar qual a melhor opção para a sua realidade.
Conte com um contador para lhe ajudar na elaboração da declaração de imposto de renda, pois terá a segurança de que cada item foi declarado corretamente, pagando apenas o imposto que realmente é necessário e minimizando o risco de cair na malha fina.
A Bernhoeft atua se envolvendo em assuntos contábeis e fiscais de pessoas físicas e jurídicas e caso queira entender melhor como podemos te ajudar, entre em contato clicando aqui.