Gestão de Terceiros

4 DICAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA NA GESTÃO DE FORNECEDORES

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Sobre comunicação na Gestão de Fornecedores e Terceiros

gestão de fornecedoresDiante do contexto empresarial vivenciado nos processos da Gestão de Risco com Terceiros, a comunicação é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento e organização dos sistemas distribuídos dentro desse setor, visto que é tida como um aspecto relevante e deve ser empregada corretamente para que os resultados possam ser totalmente assegurados de qualidade e satisfação. 

Para exercer uma boa comunicação com clientes e fornecedores sempre se faz necessário discutir novas possibilidades de melhorias com foco no desenvolvimento do processo de gestão de fornecedores.

 

Com isso, apresentamos 4 dicas primordiais para uma comunicação efetiva na gestão de fornecedores e que podem te auxiliar para uma relação saudável e duradoura: 

 

1. Crie meios de comunicação que facilitem o entendimento dos seus fornecedores 

Desenvolver um manual ou um comunicado descrevendo as principais etapas do processo ou a cobrança de determinadas informações, auxilia muito no esclarecimento de possíveis dúvidas que poderiam atrasar o andamento do projeto. Isso acaba dando total autonomia aos fornecedores, fazendo com que o desenvolvimento do projeto ocorra com mais flexibilidade, acarretando geralmente em um resultado mais assertivo. 

 

2. Utilize a humanização em seus atendimentos e reuniões 

Entender a dor do cliente ou a dificuldade do fornecedor é importantíssimo, pois essa compreensão auxilia melhor a resolução de questões levantadas, trazendo assim clareza e praticidade para a continuidade dos processamentos estabelecidos. Portanto é necessário que as relações entre as partes interessadas tenham um senso de equilíbrio, prezando o padrão de qualidade e a empatia necessária para resolução de conflitos e problemas.  

 

3. Escolha a simplicidade para descomplicar 

É essencial manter um bom relacionamento com os seus fornecedores através de uma comunicação simples e direta, tendo como foco sempre a resolução de problemas na tomada de decisão, a humanização dos processos e o diálogo humano. É necessário utilizar abordagens de fácil compreensão, descrevendo claramente quais e onde está faltando informações, isso ajudará o seu fornecedor a sanar as pendências apontadas de forma ágil e prática. Outra dica seria realizar treinamentos para mostrar como será realizado a execução das etapas do processo e os papéis das partes envolvidas na execução dos serviços de terceirização.  

 

4. Recolha os feedbacks e use-os como indicadores para métodos de melhoria 

Desenvolver métodos de comunicação e relacionamento, como por exemplo pesquisas de satisfação e reuniões de acompanhamentos, ajudam na captação de dados e informações importantes que possam mensurar o desenvolvimento e os desafios em uma gestão de terceiros. Tendo como base essas informações e dados é possível desenvolver indicadores de performance com foco em melhoria contínua, beneficiando tanto cliente como seus fornecedores em diversos aspectos, onde dentre eles destacamos: atendimento aos requisitos do projeto, agilidade para tomadas de decisões, foco em resultados, redução de custos desnecessários e adaptabilidade de acordo com as particularidades da prestação de serviço. 

Falando mais sobre Gestão de Fornecedores, você pode ter algumas dúvidas como se precisa Homologar todos os seus Fornecedores, e respondemos no vídeo que você pode acessar clicando aqui.

 

Sobre a Bernhoeft:

Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas, Previdenciários, Segurança do Trabalho e Financeiro. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.  

Se entender que precisa de apoio nesse sentido, entre em contato conosco. 

 

Autores: Edjhone Silva do Nascimento | Rodrigo Kleber Oliveira do Nascimento