Gestão de Terceiros

Quatro dicas para ter fornecedores 5 estrelas

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Sobre fornecedores 5 estrelas

fornecedores 5 estrelasTer fornecedores qualificados, aderentes e engajados é um desafio e as empresas tomadoras, visando ter parceiros e uma base de fornecedores que ofereça menos riscos, podem ajudar os seus fornecedores a alcançar esse nível de classificação. Afinal, qual empresa contratante não gostaria de trabalhar com fornecedores 5 estrelas? Todas gostariam! Mas antes de desenvolvermos mais esse assunto, é importante definirmos o que seria um fornecedor 5 estrelas.

Ser um fornecedor 5 estrelas, vai além de realizar uma boa execução de serviço. Um fornecedor 5 estrelas, também deve se preocupar com a segurança de seus funcionários, bem como estar aderente a legislação e normas que regem as relações de trabalho. Os fornecedores que estão atentos a esses pontos oferecem um nível de risco muito baixo para empresas tomadoras e ainda podem ter uma postura mais engajada e aderente ao projeto de gestão de terceiros.

Se ao ler essas informações iniciais você percebeu que não tem fornecedores 5 estrelas, ou gostaria de aumentar o número de fornecedores com essa classificação, temos uma notícia boa para você: Nós podemos te ajudar! Aqui na Bernhoeft atuamos em parceria junto com você e seus fornecedores para que eles evoluam e tragam cada vez menos riscos para sua operação, e hoje trouxemos aqui 4 dicas que podem te ajudar nesse processo.

 

Primeiro de tudo o fornecedor precisa querer ser 5 estrelas

Para começar, é importante que você tenha em mente de que o fornecedor precisa ter boa vontade e estar disposto a ser 5 estrelas. É comum a contratante insistir em fornecedores que já “jogaram a toalha” ou seja, estão cheios de problemas, mas não buscam corrigir e continuam oferecendo muito risco. Para esses fornecedores, te convidamos a refletir no tópico a seguir.

 

Vale mais apena trabalhar na ameaça ou na promoção?

Na ameaça as coisas são tratadas da seguinte forma, ou o fornecedor corrige uma situação ou algo pode acontecer com ele, como por exemplo: perca de contrato, não ser chamado para novas concorrências, prejudicar a imagem no mercado, bloqueio de pagamento e multas, responder por riscos de processos trabalhistas e etc.

Na promoção é o contrário disso, se o fornecedor fizer vai ganhar algo, exemplo: ser desenvolvido, ser reconhecido, melhorar imagem para o mercado e etc.

Respondendo à pergunta, vale apena trabalhar com os dois. Clientes que trabalham só com promoção, dificilmente alcançam 70% de conformidade na documentação, em contrapartida quem realiza bloqueio de pagamento chegam a 98% de conformidade.

Usamos um termo internamente que é trabalhar no amor ou na dor, que segue essa linha da ameaça e promoção e você pode saber um pouco mais nesse artigo: Como garantir mais conformidade na Gestão de Terceiros

 

Agora, vejamos 4 dicas que podem ajudar os seus fornecedores a serem 5 estrelas:

 

  1. Trabalhe a cultura de que o é o fornecedor que ganha com o projeto de Gestão de Terceiros

Os benefícios são inúmeros para o fornecedor, pois o mesmo está muitas vezes ganhando uma consultoria gratuita e os resultados são redução do volume e valores de processos trabalhistas, redução de problemas de segurança do trabalho como mortes e acidentes, redução do risco junto a imagem institucional, atender às fiscalizações do governo entre muitos outros benefícios.

O fornecedor precisa entender que o que está sendo cobrado não são exigências da Bernhoeft ou contratante, é o que está na legislação e qualquer empresa no Brasil precisa respeitar.

Assista o case de um fornecedor que fala sobre os benefícios que a Gestão de Terceiros trouxe para a empresa clicando aqui.

 

  1. Tenha uma comunicação efetiva no processo de Gestão de Terceiros

Os fornecedores muitas vezes sentem falta disso, é comum serem notificados, receberem um relatório e não saberem interpretar para saber o que está acontecendo. Então defina bem os prazos, quais os SLAs envolvidos no projeto, até quando o fornecedor precisa entregar a documentação, até quando a análise vai ser realizada. Será também que o fornecedor sabe utilizar o sistema de Gestão de Terceiros? Se tiver dúvidas, tem algum canal para esclarecer? Sabe quais são as regras para bloqueio de pagamento? Tudo isso tem que estar claro para o fornecedor para que o processo ande bem.

 

  1. Invista em capacitação do fornecedor

Não importa se o fornecedor é pequeno, médio ou grande, afinal, por trás das empresas existem pessoas que são naturalmente suscetíveis a erros, falhas e desatualizações. A legislação também está sempre mudando e é importante estar sempre se atualizando. Além disso, é normal o fornecedor lidar com mais de uma consultoria e com sistemas diferentes e pode ser confuso. Outro ponto é fazer rodadas de conversas com os fornecedores para ouvi-los, saber onde estão com dificuldade, pois existem situações em que um treinamento ou cartilha resolve, mas alguns problemas podem estar ligados a processos que dificultam o andamento do projeto e você precisará revê-los.

 

  1. Ter um consultor de Gestão de Terceiros exclusivo para focar nos fornecedores

Principalmente empresas que tem um volume alto de fornecedores e funcionários, colhem bons frutos quando tem essa figura em seu processo. O consultor atuará junto com o fornecedor de forma próxima, estimulando e capacitando os mesmos para que cheguem no nível 5 estrelas. Algumas ações do consultor são: Atendimento proativo com os fornecedores orientando como postar documentações e solucionar dúvidas sobre questões legais, cobrança por e-mail e telefone aos fornecedores que não entregarem os documentos, interação com os fornecedores mais críticos gerando planos de ação e acompanhando, esclarecimento de dúvidas aos fornecedores, reunião online e agendamento das integrações com fornecedores, ponto focal para interação com as áreas internas, entre muitas outras funções.

Agora conta para a gente, gostou das dicas? Aqui no blog você verá esses e muitos outros conteúdos de valor que vão te ajudar nesse universo da Gestão de Terceiros, afinal, somos pioneiros no assunto. Na dúvida de algum ponto, entra em contato com a gente. Temos uma equipe de profissionais experientes disponíveis para te ajudar.

 

Sobre a Bernhoeft

Aqui a sua segurança é o nosso Core Business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e  Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.